A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionb143064ece83b61c87aa3e8c07f4b7a5c1e449e5): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Colunista RC24h - Eliane Ribeiro: Cansou de escrever? | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Colunista RC24h - Eliane Ribeiro: Cansou de escrever?


Esta foi a pergunta que a editora do Portal me fez ontem, via WhatsApp. E eu deixei para responder hoje porque me senti envergonhada.

 

Pois é... Não escrevi a Coluna da semana passada. Mas não foi por preguiça ou desleixo. Garanto que tentei. E tentei mais de uma vez. Na verdade, tentei três vezes. Peguei o notebook e, como de costume, sentei-me no mesmo local de sempre e comecei a pensar num tema. Escolhi e comecei a “rascunhar”, mas não acontecia. Escolhi outro. E outro. E nada!!!

 

Em outra Coluna já escrevi sobre inspiração e transpiração. E eu transpirei, mas não inspirei.

 

Escrever pode parecer fácil, mas nem sempre é. Exige determinação, concentração, inspiração, conhecimentos, leituras anteriores, sensibilidade, revisão, filtro (Sim, filtro. Não posso sair colocando no papel tudo o que bem entendo. Preciso ter consciência de que escrevo também para o outro e preciso respeitá-lo).

 

E nesta semana vou escrever justamente sobre o ato de escrever e sobre livros que estão sendo lançados aqui em Cabo Frio. Estamos num período de grande produção literária. Na semana passada fui ao lançamento do livro “Confissões de Leila Márcia”, da minha amiga Rosana Andréia. Aliás, estou adorando a leitura do romance!

 

E na semana do aniversário da cidade, que eu tenha conhecimento, serão mais 04 títulos: "Biquíni - duas peças que mudaram a rua e o mundo", do jornalista Alexei Waichenberg, lançado pelo Sebrae/RJ, em parceria com a Firjan, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços e BID, instituições que financiam um programa de gestão corporativa para o segmento, com apoio da ACIRB – Associação Comercial e Industrial da Rua dos Biquínis.

 

No Museu José de Dome, Charitas, serão lançados mais três títulos: "Cabo Frio, Conhecer para Preservar”, da bióloga Jaqueline Brum", no dia 11; "Guardas da Memória e Sobras da Memória", da pesquisadora Meri Damaceno, no dia 12 e "1501-1615 – A conquista do Paraíso dos Tamoios", do historiador Elísio Gomes Filho, na sexta-feira, dia 13.

Muitas histórias que se entrelaçam e se complementam na semana em que Cabo Frio comemora 400 anos de fundação. São muitas e interessantíssimas as leituras que estarão à nossa disposição dentro de alguns dias, desde as aventuras da colonização, na idade dos mitos e dos descobrimentos até a importância de despertar o interesse pelo conhecimento do nosso rico patrimônio histórico e cultural para que possamos preservá-lo, passando pelos curiosos causos e ricas memórias da gente desta terra que é criativa e empreendedora, como a dona Nilza que, acredito, nem imaginava, há mais de 60 anos, quando fabricava o primeiro biquíni genuinamente cabo-friense, a partir do molde que criou desmontando um duas peças da então famosíssima atriz Tônia Carrero, que estaria fazendo história e dando início a uma das principais atividades econômicas do município e ao segundo mais visitado ponto turístico da cidade, a Rua dos Biquínis!

 

UFA!!! Consegui, Renata Cristiane! Esta semana consegui inspiração para produzir minha Coluna e, garanto, transpirei! Pesquisei, pensei, analisei e escrevi o texto. Ah, e depois revisei, é claro! Todo texto deve ser revisado. Principalmente em tempos de revisão automática dos programas de computador que vêm causando uns mal-entendidos, em especial nas conversas do famoso “zap zap”. Mas este é um assunto para outra Coluna.

 

Espero que eu e você, leitor, tenhamos tempo para saborearmos essas inúmeras histórias que chegarão às livrarias nos próximos dias.

 

E parabéns para nós, cabo-frienses de nascimento ou adoção que esta semana estaremos celebrando os 400 anos de fundação da nossa cidade!

 

E não se esqueçam de que podemos ser personagens ou coautores das nossas histórias, só depende de nós! (Explicando: para mim, na minha história, não sou autora única porque acredito que Deus é o autor principal, mas escrevo, junto com Ele, a minha história de vida).

 

 

*Eliane Ribeiro é professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, em Cabo Frio, e também é cerimonialista, mestre de cerimônias e colunista do Portal RC24h.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias