Colunista RC24h - Vera Heringer: Decoração em tons de rosa


Essa semana em homenagem ao mês mais feminino, chamado de “outubro rosa”, falaremos da decoração na cor rosa.

 

A definição da cor por gênero surgiu no início do século 20, o marketing por meio da moda  num catálogo de roupas em 1918 nos EUA , sugeria que o rosa deveria ser uma cor masculina por ser forte  e o azul feminina por ser delicada.

 

Conceito que nos dias atuais é totalmente invertido. Hoje  com muito mais informações e estudo, as cores tem técnicas para serem aplicadas. A psicologia das cores afirma haver interação entre nós e a cor, por isso, quando usamos as cores na decoração, a técnica é de  consultar e saber quais estímulos provocam as cores escolhidas.

A cor rosa é uma cor delicada, com muita feminilidade e graciosidade, simboliza romantismo e inocência. Os tons fortes, como o pink, sugere modernidade, desejo e desperta atenção. Tons mais claros são passionais, suaves e transmitem proteção.  


 A cor azul … claro ou escuro? Assim como a maioria das cores, a matiz influencia na sensação que ela transmite. O azul claro provoca a sensação de higiene e frescor, mas também estimula a produtividade e transmite sucesso. Já o azul escuro é corporativo, mostrando poder e confiança. Uma cor espirituosa que proporciona calma e segurança às pessoas

O uso dos rosas  na decoração acontece muito em quarto de meninas e locais considerado femininos, os azuis no quarto de meninos, culturalmente abraçamos as definições estabelecidas. Em ambientes comerciais o rosa é visto em locais direcionado para crianças ou mulheres, já o azul é utilizado com menos restrição. É comum ver azul nos vários ambientes da casa ou em espaços comerciais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 A indústria de tintas investe muito em estudos para identificar e apontar o que eles chamam de cor do ano, as paletas de cores lançadas acompanham a tonalidade que elegem como cor principal e, a partir dessa, desdobram as várias tonalidades sugeridas em seus catálogos. 

A cor rosa é considerada tão feminina que existem brinquedos como a boneca Barbie, que seu universo é rosa. Seu fabricante utiliza o tom de rosa da Pantone 219C, criando uma padronização e identidade, outra função da cor.

Pra finalizar, toda cor deve ser aplicada considerando: o gosto do cliente, o uso do espaço, a sensação que quer passar ou provocar e sua função no ambiente. A cor também pode ser utilizada para ampliar e reduzir os locais onde aplicados.

 

 

*Vera Heringer - Colunista do RC24h, bacharel em design de interiores, coordenadora/instrutora no curso técnico de Design de Interiores do Senac Cabo Frio.

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias