Colunista RC24h - Eusínio Gesteira Filho: Obesidade e diabetes


A Endocrinologia e metabologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas. A endocrinologia possui vários ramos de estudo, como a neuroendocrinologia, tireóide, obesidade e diabetes, adrenais, endocrinologia feminina e masculina, metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, tumores neuroendócrinos e síndromes poliglandulares. 


A especialidade vem ganhando projeção, com o passar dos anos, pois as desordens por ela tratada vêm aumentando sua prevalência na população brasileira e no mundo. A obesidade, por exemplo, afeta cerca de 42% da população, e cerca de 15% da população brasileira tem diabetes (embora só a metade destes o saiba). Essas duas doenças, decorrentes em grande parte da modificação alimentar causada pelo desenvolvimento no mundo, estão em ascensão, e têm merecido grande atenção, por parte da população.

 


*Eusínio Lavigne Gesteira Filho é medico formado pela Universidade Iguaçu, e pelo Hospital São José do Avaí que fica na cidade de Itaperuna/RJ,com especialização em Endocrinologia e Metabologia. É especialista no tratamento das endocrinopatias em geral, com ênfase em Diabetes Mellitus Tipo 1 e 2, Hipotireoidismo, Hipertireoidismo, Dislipidemias, Hiperprolactinemia, Doenças Nutricionais e Metabólicas, Obesidade e Emagrecimento. Atende na Clínica Med Up, em Búzios (Av. José Bento Ribeiro Dantas).

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias