Colunista RC24h - Aline Ribeiro Moreeuw: Planejar é conquistar


Olá meu amigos leitores, você já imaginou onde desejar estar daqui a cinco anos? Você deve estar pensando que cinco anos é tempo demais e que muita água vai passar por esse rio até lá, mas a verdade é que esse pensamento não nos ajuda a alcançar os nossos sonhos e nos torna vítimas das circunstâncias, como diz a música do Lulu Santos.

 

O ato de planejar não é nenhuma novidade, porém não estamos acostumados ao termo planejamento.


Desde crianças muitos de nós já utilizavam o planejamento para alcançar os nossos esejos, quantas vezes já não estudamos mais horas para passar de ano com intuito de ganhar a sonhada bicicleta no natal ou ainda pensávamos na melhor forma de conseguir o “sim” dos pais para ir naquela festinha de aniversário no final de semana.


Embora o planejamento não seja algo novo, aqui no nosso país ainda vemos muitos exemplos situações onde não houve planejamento ou foi feito de forma inadequada. A copa do mundo realizada no Brasil em 2014 foi um grande exemplo, onde vimos que muitas obras que deveriam atender ao evento não ficaram prontas a tempo e ficou clara a nossa fragilidade quando ao assunto abordado.


Trazendo esse tema ao nosso cotidiano, o ato de planejar pode nos dar uma grande vantagem além de nos livrar dos imprevistos, vamos voltar a pergunta que fiz no início do nosso bate papo e refletir sobre a questão.


Quantas vezes dizemos “ainda vou trocar meu carro”, ”meu sonho é comprar uma casa” e tudo isso fica em promessas e não se concretiza. Qualquer coisa que desejamos se não tiver um prazo e um bom planejamento vira apenas uma carta de intenção.


É preciso mudar o nosso hábito de ir deixando a vida levar e assumir a papel de protagonista do nosso sucesso e a tecnologia está pronta para nos acompanhar nessa caminhada. Existem no mercado diversas ferramentas que nos auxiliam a elaborar um bom planejamento e podemos citar o MS-Project desenvolvido pela Microsoft que destaca-se pela sua interface simples e muito similar a outras ferramentas do pacote office, trazendo recursos avançados no apoio ao planejando aliado a simplicidade de utilização.

 

O conhecimento do planejamento aplicado ao MS-Project pode não só facilitar a concretização dos nossos projetos pessoais, como também alavancar a carreira profissional, trazendo uma grande vantagem frente a um mercado tão competitivo.

 

E ai, depois dessa o que você deseja?

 

Ser autor e protagonista do seu sucesso ou esperar pela sorte e o acaso?

 

Abraços. 

 

*Aline Ribeiro Moreeuw é do SENAC e colunista do Portal RC24h

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias