Colunista RC24h - Vera Heringer: Os estilos retro, vintage e kitsch na decoração


Olá!!! Essa semana o assunto é o retro, o vintage e o kitsch.

 

Três estilos fortes em sua composição, decorações que nos dias atuais vem marcando presença nos interiores. Seja por meio de uma peça, um adorno, um detalhe que pontue o gosto e apreço por uma época, ou por que simplesmente é autêntico e desprendido do padrão.  Peças que contam histórias, seja do próprio habitante, de alguém de sua família ou simplesmente por que gosta do design. E ai, essas peças traz em seus estilos várias características que norteiam a decoração, como os materiais, as cores, as formas e o volume.

 

Ditando o caminho da composição, resultando pontualmente num estilo ou fazendo um contra ponto entre o contemporâneo e o antigo. Peças cheias de histórias da  infância, cheias de saudade de uma época ou de alguém, traz um sorriso, a alegria, o amor, a amizade e o valor que cada um atribui. Tendo o profissional que dedicar todo respeito àquela peça. Valor, inestimável para aquela pessoa.  

 

 

  

 

Como fazer ou identificar esses estilos?

 


O retro – são peças fabricadas nos tempos atuais e tem nelas tecnologias e materiais da contemporaneidade, mas seu design é uma releitura de modelos de época.

 

 


  
     

                                   
O vintage – são peças originais  a partir da década de 20 vai até a década dos anos 60. Termo que nos dias de hoje é empregado de maneira generalizada para tudo que é antigo. Antiguidade é outra coisa. Então, decoração para ser vintage tem que ser com peças originais e ter sido produzida nos período que são reconhecidos. Alguns autores dizem que o vintage tem que ter sido fabricado a pelo menos vinte anos da data em que estamos. Ou seja, algo que foi feito nos anos oitenta, pode ser considerado vintage.   

 

 

 


                                                                                    

 

O kitsch – é o exagero, é sair do padrão, é liberdade, bom humor, é tudo junto e misturado. Deixando bem claro que os conceitos de brega e cafona, estão em total desuso. O que vale nessa decoração é expressar a personalidade do dono. O estilo é pra quem busca uma decoração diferente, alternativa. Misturam cores e texturas, usam adornos com exagero, peças exóticas e engraçadas.

 

 

 

Quero nesta postagem aproveitar para falar de um evento, aliás, dois eventos muito importante promovidos pelo Senac Rio, e homenagear meus alunos queridos. Ambos os eventos, qualquer aluno de design de interiores puderam participar, incentivando a busca pelo conhecimento e aprender fazendo. 

 


Um dos eventos se chama Design acessível, o aluno precisa desenvolver com criatividade uma peça a partir de caixotes.


O outro, Talentos 2015, o aluno tem que desenvolver um projeto de interiores, considerando o perfil do cliente. Usando de criatividade e conhecimento adquirido ao longo do curso. 

 


Design acessível/SENAC, uma aluna da turma da noite de Cabo Frio, THAIANA BRAGA ganhou e  sua peça está na mostra de decoração MORAR MAIS 2015. Vejam como foi, acessem: 

 

 


 

 

No outro, TALENTOS 2015, final em novembro, aqui a imagem da etapa regional que aconteceu em Niterói/RJ. Parabéns aos alunos de Cabo Frio que participaram: Joelma Bastos, Thiago Martins, Vitória Kerchner, Eduardo Voga. Parabéns!!!!

 

 


 

 

Um beijo para cada um de vocês, parabéns!!!!

 

 

*Vera Heringer - Colunista do RC24h, bacharel em design de interiores, coordenadora/instrutora no curso técnico de Design de Interiores do Senac Cabo Frio. 

 

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias