Colunista RC24h - Vera Heringer: Essa semana o assunto é decoração rústica!


Na Região dos Lagos a natureza é exuberante, lugar de céu azul, areias brancas, águas cristalinas, vento constante que refresca e abraça seus visitantes e habitantes.


Circular nessa região é, sem dúvida, encantador, harmonioso, de bela composição e ritmo perfeito. Com uma sensação acolhedora de bem estar, alegria e prazer. Um ambiente de estar decorado para receber e agradar a todos. Beleza que invade a decoração dos interiores das moradias permanentes ou de hospedagem. 


A decoração rústica é uma das mais fáceis de identificar sendo força e leveza da natureza os dois pontos mais marcantes.


Esse estilo é muito utilizado em regiões de praia e campo, locais onde as pessoas buscam o contato com a natureza.


A busca por este contato chega à suas moradas na decoração sendo comum perceber o uso de madeiras, fibras naturais, tecido de algodão, pedras decorativas e paisagismo.  As cores verde, azul, branco, os tons terrosos e os vibrantes fazem parte desta paleta de cores. Não se utiliza revestimentos polidos com muito brilho sendo normal encontrar texturas com características de envelhecimento.


Na região dos lagos, a cidade que mais retrata este estilo é Búzios, presente na arquitetura, no calçamento das ruas, nos restaurantes, nas lojas, espalhado por todos os cantos. O estilo é a identidade da cidade: a natureza invade os interiores das residências. O cenário natural muitas vezes é o painel que completa a decoração e o vidro, material muito empregado no estilo contemporâneo, é largamente utilizado, sendo sua transparência perfeita para fazer essa integração.


A decoração rústica, não é marcada por um mobiliário ou revestimento, mas um conjunto de elementos que traduz a personalidade e o gosto dos habitantes daquele espaço. Uma peça rústica num ambiente clássico é possível, podendo ter a função de criar um contraponto onde o primeiro olhar vai exatamente naquele detalhe. Uma peça rústica pode retratar um hábito ou gosto de um residente, por exemplo: o perfil do cliente é totalmente urbano, entretanto, ele gosta de fazer alguma atividade que está relacionada à natureza. É colocado, então, um elemento que liga esse cliente ao seu jeito de ser e viver, podendo ser um revestimento, uma cor ou um 
mobiliário. 


A decoração rústica não tem que ser pesada, escura, cansativa ou exagerada, a dica para não errar a mão nessa decoração é observar o volume dos elementos empregados. Esse volume é que pode tirar aquela sensação prazerosa de bem estar e de harmonia. Volume, forma, linha, cor e, claro, a dimensão do mobiliário pode conflitar se não for analisado cuidadosamente.


Fica a dica para usar e abusar do estilo que aproxima você da natureza, transmite simplicidade, tranquilidade e muita beleza.


Até a próxima semana falando de outro estilo !!!

 

*Vera Heringer é bacharel em Design de Interiores, coordenadora/instrutora no curso técnico de Design de Interiores do Senac Cabo Frio. 

 

 

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias