A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionf5bb2f39d581405a2b831bf1a3da1730f449070c): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Colunista RC24h - Edviges Unsonst: Melasma | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Colunista RC24h - Edviges Unsonst: Melasma


Olá!

 

Hoje vamos falar sobre melasma ou mancha no rosto. Uma coisa que deixa muita gente triste, e até retira algumas pessoas do meio social por sentirem-se incomodadas e com vergonha.


O melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços e colo. Não há uma causa definida, mas muitas vezes a condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e mesmo à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e  histórico familiar também influência no surgimento desta condição.


As regiões mais acometidas com as manchas escuras ou acastanhadas são face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz, lábio superior (o chamado buço) e nas têmporas, lateral dos braços e colo. As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados). Muitas vezes as pessoas relacionam o surgimento da mancha ao uso de algum creme, um procedimento de depilação com cera, acidentes domésticos com calor ou forno, mas todas essas possibilidades são apenas "mitos", não comprovados cientificamente.


TRATAMENTO


Eu entendo assim: antes de atacar a mancha, devemos cuidar da causa. Após uma avaliação, eu traço um tratamento para controle dos melanócitos, que são as células responsáveis pela produção da melanina, e naquela região está sendo produzida de forma desordenada. Daí o tratamento pode variar, mas sempre compreendem hábitos de proteção contra os raios ultravioleta, a luz visível e o uso de produtos, associados como cosméticos tópicos e nutricosméticos orais, que além de serem atioxidantes pois combatem os radicais livres (causadores do envelhecimento precoce), também auxiliam o clareamento, assim como  procedimentos como peelings e resurfacing, que ajudam a dar qualidade a pele. É importante salientar entretanto que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.


FOTOPROTEÇÃO


Para que o tratamento tenha efeito, é a proteção contra os raios solares um dos fatores primordiais. Aplicar um filtro solar potente físico e químico, com FPS mínimo de 30 nas regiões expostas do corpo é a medida essencial. Em especial procure filtros que tenham proteções contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). O tratamento de melasma considera que o uso de filtros ajuda a estabilizar os benefícios obtidos com o conjunto de medidas descritas aqui.


Esta paciente foi tratada por mim, e está conseguindo manter o clareamento obtido.


Até a próxima semana!


*A Dra. Edviges Unsonst (CREFITO: 127157-F) atende no consultório de Fisioterapia Dermatofuncional - Leste Shopping, sala 27, Espaço Saúde: (22) 99944-3954 ou 2643-6048. Em Búzios, o atendimento é feito na Med Up: (22) 2623-2919.

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias