O pedágio da Via Lagos vai aumentar de R$ 9,90, para R$ 10,30 nos dias de semana e R$ 16,40 para R$ 17,20 nos finais de semana a partir da meia noite desta sexta-feira (31). O conselho diretor da Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) homologou os reajustes anuais de tarifas básicas de pedágio para a CCR Via Lagos, que opera a ligação viária Rio Bonito-Araruama-São Pedro da Aldeia (RJ-124), conforme previsto nos contratos de concessão. As deliberações já foram publicadas no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o que significa que a majoração nas tarifas já está em vigor.
Para a base da Tarifa Básica de Pedágio da CCR Via Lagos, foi considerada a tarifa de R$ 9,85, homologada no reajuste anterior, sobre a qual foi aplicado índice de 4,97%, referente à variação de uma cesta formada por quatro índices do Custo Nacional da Construção Civil e Obras Públicas, da FGV, no período entre agosto de 2014 e agosto de 2015 (projetado). O valor homologado da tarifa reajustada foi de R$ 10,34.
De acordo com cláusula contratual de arredondamento, a concessionária fica autorizada a passar a tarifa básica dos atuais R$ 9,90 para R$ 10,30.
Já a Tarifa Básica de Pedágio com Adicional, praticada entre o meio-dia de sexta-feira e o meio-dia de segunda-feira, passa do valor homologado R$ 16,42 para R$ 17,24. De acordo com cláusula contratual de arredondamento, a concessionária fica autorizada a reajustar a tarifa dos atuais R$ 16,40 para R$ 17,20.
COM INSTALAÇÃO DE MURETA, CONCESSIONÁRIA QUER ZERAR NÚMERO DE VÍTIMAS FATAIS
Estrada que já foi conhecida como Rodovia da Morte, a Via Lagos, principal estrada de ligação do Rio de Janeiro com a Costa do Sol, conseguiu diminuir em quase 80% o índice de vítimas fatais em acidentes viários, após a empresa CCR assumir a concessão da rodovia. E a concessionária quer, após a instalação de defensas metálicas certificadas da Armco Staco, zerar o número de mortos na rodovia.
As obras na Via Lagos começaram em 2013 e aconteceram em três etapas. Na primeira, foram feitos o alargamento das pistas, construção de um novo sistema de drenagem e recapeamento do pavimento. Depois, a rodovia recebeu uma nova sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de faixas). Por fim, foram instaladas as defensas metálicas certificadas H1, simples e duplas, ao longo dos 53 quilômetros da via, que não possuíam a divisória de pistas.
As defensas da Armco Staco são projetadas de acordo com as características das rodovias, deformando-se para garantir a desaceleração durante o impacto. Elas absorvem a energia dos veículos desgovernados e os redirecionam em segurança de volta para a pista, diminuindo ou eliminando o risco de danos aos passageiros.
Também foram instaladas proteções para motociclistas nas curvas - uma aplicação inédita no país -, aumentando ainda mais a segurança de quem trafega na via. As obras para a implantação das defensas foram concluídas em julho desse ano.