Colunista RC24h - Edviges Unsonst - CARBOXITERAPIA


Olá! Hoje vamos falar da CARBOXITERAPIA.


É uma técnica utilizada em clínicas e consultórios estéticos, para ajudar a combater as celulites, a flacidez, as estrias e também a gordura localizada. O procedimento é realizado através da infusão CO2, gás carbônico, em tecidos específicos da pele.

 

Deve-se sempre ser realizado por profissionais treinados. Segundo especialistas, a Carboxiterapia funciona, e é o tratamento mais moderno para o combate de celulite. O gás carbônico é normalmente encontrado em no nosso organismo. Em situações de repouso nosso corpo produz cerca de 200 ml/min do mesmo, aumentando em até 10 vezes frente a esforços físicos intensos. Durante o tratamento, o profissional na área de saúde capacitado no procedimento da carboxiterapia irá controlar a infusão do fluxo e o volume total injetados dentre estes parâmetros, utilizando-se fluxos entre 20 e 100 ml/min e volume totais administrados entre 600 ml e 1 litro.

 

A ação farmacológica do anidro carbônico sobre o tecido está muito bem estudada. Promovendo a vasodilatação local, com consequente aumento do fluxo vascular e da pressão parcial de oxigênio (pO2), há redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, resultando em maior quantidade deste disponível para o tecido, melhorando a micro-circulação, a oxigenação dos tecidos (potencialização do efeito Bohr), ajudando a dissolver os nódulos de celulite e a ruptura das células de gordura.

 

QUEM PODE APLICAR

 

Pode ser aplicado por médico, dermatologista ou fisioterapeuta dermatofuncional, neste último caso, sendo que esteja comprovadamente habilitado para tal prática.

 

 

 

 

EFEITO DA CARBOXITERAPIA NA PELE

 

No ato da aplicação da carboxiterapia, ocorre uma lesão momentânea no local, onde é causado um processo inflamatório com o objetivo de reparar o tecido, e isso faz com que células especializadas para a remodelação tecidual como os fibroblastos (que produzem colágeno e elastina no organismo) migrem para o local, além do aumento do calibre vascular, que melhora a oxigenação, permitindo maior nutrição local.

 

Indicações para tratamento de carboxiterapia:
Celulite, estrias, gordura localizada, flacidez, olheira, cicatriz, revitalização facial.

 

Contraindicações
Infecção, alergias, ou alguma doença ativa na região a ser tratada, gravidez, obesidade, doença cardíaca ou pulmonar, câncer, doença de pele.

 

Para se obter melhores resultados, podemos associar o caboxi a outras técnicas.

 

ATÉ A PRÓXIMA SEMANA!


* A Dra. Edviges Unsonst (CREFITO: 127157-F) atende no consultório de Fisioterapia Dermatofuncional - Leste Shopping, sala 27, Espaço Saúde: (22) 99944-3954 ou 2643-6048. Em Búzios, o atendimento é feito na Med Up: (22) 2623-2919.

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias