Lagoa de Araruama recebe abraço simbólico na Praia das Palmeiras em Cabo Frio

O ato, ocorrido no domingo (5), foi organizado pelo Movimento Lagoa Limpa


A Praia das Palmeiras, em Cabo Frio, recebeu neste domingo (5) um abraço simbólico em defesa da Lagoa de Araruama. O evento, que reuniu dezenas de pessoas, começou com uma caminhada ao redor da lagoa e, de mãos dadas, os participantes deram um abraço simbólico pedindo o fim da poluição à laguna. O ato teve como principal objetivo denunciar a poluição na maior lagoa de água salgada do mundo.

 

"Queremos chamar a atenção de nossos representantes seja no executivo legislativo e judiciário para que eles possam promover a preservação desse importante ecossistema", destacou Daniel Ribeiro, organizador do ato.

 

A lagoa em Cabo Frio, além do fator ambiental, tem grande importância por ser o ente principal de ligação com o mar, o que permite a renovação das águas. Contudo, ainda são muitos os problemas sofridos: o assoreamento do Canal Itajuru, que faz a ligação entre lagoa e mar, e o aumento do despejo de esgoto. Por isso, o movimento quer alertar sobre esses problemas e tentar minimizar o impacto ambiental, além da procura de soluções para tais problemas.

 

"Cabo Frio é crucial para a saúde da Lagoa de Araruama e acima de tudo para manter a sustentabilidade de todos os pontos de importância para o turismo, pesca, esporte e qualidade de vida que a Lagoa nos proporciona, tal como o Cristo Redentor, que é a cara do Rio de Janeiro e de fundamental importância para o turismo da capital. Não temos como pensar na Região dos Lagos sem pensar na preservação da Lagoa de Araruama; ela é a identidade de nossa terra de nosso povo e de nossa história", pontuou Ribeiro.

 

A manifestação está sendo realizada desde maio nos cinco municipios banhados pela lagoa e reuniu dezenas de participantes.

 

Lagoa de Araruama

 

A maior laguna hipersalina do mundo, mais conhecida como Lagoa de Araruama, banha os municípios de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Chama atenção também pelo alto teor de salinidade, que chega a ser quase o dobro da água do mar. Tal característica possibilita a extração de sal natural, atividade tradicional da região. Porém, a Lagoa também serve para o despejo de esgoto, o que tem piorado o problema da poluição no local. 

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias