Praia do Forte sedia I Campeonato de Surf Estudantil em Cabo Frio

Participaram alunos das escolas municipais Professor Edilson Duarte e Alfredo Castro e também do IGPI e Instituto Santa Rosa


A Escola Municipal Professor Edilson Duarte e a Universidade Veiga de Almeida (UVA), realizaram no sábado (13) o I Campeonato de Surf Estudantil, chamado de "Surf Quatrocentão", em homenagem ao 400º aniversário da cidade. Participaram alunos das escolas municipais Professor Edilson Duarte e Alfredo Castro e também do IGPI e Instituto Santa Rosa. Além dos alunos-surfistas, mais de 300 estudantes compareceram para participar da torcida e, também, professores e funcionários. Muitos foram acompanhados por familiares, o que tornou o evento ainda mais bonito e animado, além de promover a integração escola e família.


O Campeonato foi disputado em duas categorias: Sub 13 e Sub 17. A surfista profissional Taís Almeida, aluna da UVA e que fez parte da equipe de arbitragem, destacou que no circuito de competições do surfe até os valores para as premiações, nos eventos profissionais, são menores para as mulheres e que poucas são as empresas patrocinadoras das competições femininas, o que muitas vezes dificulta a dedicação exclusiva das atletas nos treinos e participação em competições, tanto nacionais como internacionais porque encontram dificuldade para custearem os gastos que envolvem treinamento constante, viagen e, hospedagens.


Esporte aliado à educação


O professor Erik Godoy, responsável pela disciplina "Esporte de Praia", do curso de Educação Física da UVA, parabenizou a iniciativa e ressaltou o quanto o surfe pode enriquecer o conhecimento geral e escolar dos alunos. "O esporte possibilita a noção da importância do cuidado com o corpo, a consciência ambiental, o respeito às regras, contato com a natureza e sua preservação, conhecimentos de Geografia para entender a influência dos ventos, das marés, ondulação, correntes marítimas e saber mais sobre as cidades e países onde os campeonatos são disputados. Além da Física, com a freqüência das ondas e da Biologia com o conhecimento da vida marinha, dentre outras possibilidades de aprofundamento, integrando diversas disciplinas e o currículo escolar".


Ao final do evento todos os participantes receberam um kit com boné e lanche. Medalhas foram entregues ao 1º, 2º e 3º lugares e troféus aos três primeiros lugares gerais, nas duas categorias.

 
CONFIRA O RESULTADO DO CAMPEONATO


Sub 13 – Final individual:


1º Lugar – Wesley Daniel – escola M. Alfredo Castro

 

 

 

2º lugar – João Pedro – Escola M. Professor Edilson Duarte
 

Sub 17 – Final Individual:

 

1º lugar – Yan Portella – Instituto Santa Rosa

2º lugar – Bruno Santos IGPI

3º lugar – Tácio Bento – IGPI

4º lugar – Igor Rossi – IGPI

5º lugar – Guilherme Bazante – Escola M. Professor Edilson Duarte

 
Sub 13 – Classificação Geral:


Campeã – escola M. Alfredo Castro

Vice Campeã – Escola M. Professor Edilson Duarte


 
Sub 17 – Classificação Geral:


Empatados no 1º lugar-geral – escolas Professor Edilson Duarte e Alfredo Castro
 

3º lugar – IGPI

4º lugar – Instituto Santa Rosa

Categorias: Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias