Última etapa do Fórum Municipal de Educação de Cabo Frio acontece neste sábado (13)

Evento teve a primeira etapa em novembro de 2013 e desde então foram realizados vários encontros e reuniões com a comunidade escolar para definir diretrizes da comunidade escolar


A décima etapa do II Fórum Municipal de Educação de Cabo Frio chega ao fim. O último encontro acontece neste sábado (13), na Escola Municipal Américo Vespúcio, no Parque Burle, em frente à UPA, das 8h às 17h. O II Fórum Municipal de Educação de Cabo Frio teve a primeira etapa em 23 de novembro de 2013, mas, para sua efetivação, contou com o importante apoio das unidades escolares da Rede, que foram orientadas a promover encontros e reuniões com a comunidade escolar para elaboração de sugestões a serem encaminhadas ao Fórum. Um momento privilegiado de participação coletiva e de grande contribuição para a Educação Municipal.


 
O Fórum é de grande relevância para toda a sociedade, pois é através dele que assuntos importantes referentes à Educação no município são analisados e debatidos. Nesses encontros é que são feitas as avaliações das metas a serem alcançadas no setor e estipulados prazos para que elas aconteçam – tudo previsto na Lei Municipal nº 2.250, de 11 de dezembro de 2009, que institui o Plano Municipal de Educação (PME). A partir de agora ele deve estar de acordo com as 20 metas previstas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que foi sancionado pela Lei nº 13.005/2014 com previsão para cumprimento das mesmas até 2024. Por isso, a participação maciça da sociedade é ainda mais importante na última etapa para que todos estejam cientes do documento final que norteará os rumos da Educação no município.


 
Nesta 10ª etapa todos os segmentos da sociedade devem participar, com destaque para o Sindicato da Classe, diretores de escolas, alunos, professores, pais, representantes da Secretaria Municipal de Educação, membros do Conselho Municipal de Educação e representantes de outras instituições da sociedade civil organizada, dos vereadores, entre outros. Para ser posto em prática o Plano Municipal de Educação Decenal precisa ser aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito até o dia 24 de junho deste ano.


 
Vale destacar que de 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, Cabo Frio é pioneiro na discussão de seu PME e vem sendo reconhecido e aplaudido por outros municípios, inclusive sendo procurado para orientá-los na organização de seus Planos. 

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias