Cabo Frio inicia vacinação contra gripe nesta segunda (11)

Campanha começou com atraso, uma semana depois do calendário nacional


Depois de uma semana de atraso em relação ao calendário nacional, Cabo Frio começou a campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (11). A estimativa é de que 43.785 pessoas sejam imunizadas durante a ação, que se estenderá até o dia 22 de maio. 

 

A vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde da cidade e dos distritos. A vacina contra influenza é a trivalente, não contém vírus vivos e não causa a doença, sendo contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

 

O público-alvo da campanha são pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas e crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Além das gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Assim como a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

 

Confusão no primeiro dia da Campanha

 

A vacinação contra gripe nesta segunda-feira (11) começou com confusão no posto de saúde no Braga. Logo pela manhã, cerca de 50 pessoas, na maioria idosos, ficaram esperando para serem atendidas, mas houve um atraso para o início da aplicação da vacina. Marcada para as 8h da manhã, a imunização começou por volta das 10h.

 

Segundo informou a Secretaria de Saúde do Município, realmente houve um atraso neste primeiro dia, porque o transporte das vacinas para os portos de saúde só ocorreu hoje. A secretaria também informou que, por causa da reforma administrativa, muitos técnicos foram demitidos, o que atrasou ainda mais o início dos trabalhos. Mas, agora no período da tarde o serviço já foi normalizado. 

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias