A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessiona3febddad3118f671077a05f1140356bc5ad5006): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

PATRIMÔNIO DA REGIÃO DOS LAGOS: Domingo de maio é dia de abraçar a Lagoa de Araruama | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

PATRIMÔNIO DA REGIÃO DOS LAGOS: Domingo de maio é dia de abraçar a Lagoa de Araruama

Abraço vai acontecer simultaneamente em todos os municípios do entorno, em 31 de maio


Domingo, 31 de maio, 10 horas da manhã. Essa é a data marcada para mais um grito de socorro pela Lagoa de Araruama, patrimônio ecológico de toda Região dos Lagos. O abraço simbólico de luta será dado em diversas praias da orla da lagoa, por moradores, ambientalistas e a população em geral, nos cinco municípios banhados por ela (Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama).

 

O chamamento SALVE A LAGOA, feito em rede social, tem o intuito de despertar os responsáveis para a importância de recuperar a maior laguna hipersalina do mundo, que está com altos índice de poluição e mortandade de peixes.

 

O assunto vem sendo amplamente discutido nos últimos anos, mas ganhou corpo nos últimos meses. A discussão tem gerado debates não só nas redes sociais, como também nos legislativos municipal e estadual, culminando em audiências e formação de comissões técnicas do assunto.

Arraial do Cabo, apontada como a maior poluidora da laguna, segundo ambientalistas, por causa do Canal de Álcalis, marcou o "abraçaço" em dois pontos: na saída do canal da Álcalis, na Elevatória, e no bairro Figueira. "Nossa proposta é a cristalização da laguna, é ter de volta aquele cristalino que nos encantava. Que parem imediatamente de poluir, e os responsáveis pelo despejo de esgoto sejam punidos e, principalmente, proibidos de continuarem a poluir", disse Andrea Tinoco, uma das mobilizadoras do "abraçaço".

 

Em São Pedro da Aldeia, a concentração é na Praia do Centro. Em Iguaba Grande e Araruama será na orla da praia. Em Cabo Frio não foi marcado nenhum lugar oficial, mas já há mobilização para um abraço no Canal do Itajuru e na Praia das Palmeiras.

 

Saiba mais sobre a Laguna de Araruama

 

A laguna apresenta um grande corpo d'água com saída para o mar através do Canal do Itajuru, banhando por Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Está separada do oceano Atlântico por extensos cordões litorâneos, compondo a restinga de Massambaba.

 

A sua história econômica está relacionada à extração de sal (pela elevada salinidade de suas águas), à pesca (principalmente tainha, carapeba e camarões) e à extração de moluscos para moagem. O primeiro defeso da história adotado na Laguna Araruama ocorrereu de 1º de agosto a 31 de outubro de 2013.

 

É considerada uma das melhores raias de vento do país, sendo procurada para a prática de esportes náuticos, como o windsurf e o kitesurf.

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias