Tartaruga marinha de pente é salva pela Guarda Marítima de Cabo Frio

Animal é anilhado pelo projeto Tamar e foi encaminhado para o Centro de Tratamento de Animais Marinhos


Durante um patrulhamento de rotina, uma equipe da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio (GMA) foi acionada na noite de terça-feira (21) para o resgate de uma tartaruga marinha de pente, normalmente encontrada em mares tropicais e subtropicais.
 
O animal ferido foi encontrado próximo a Boca da Barra por um condutor de moto aquática, que avisou à equipe da Guarda Marítima. A tartaruga foi encaminhada para tratamento no Centro de Tratamento de Animais Marinhos (CTA), mantido pela Petrobras na área entre Praia Seca (Araruama) e Arraial do Cabo, para receber tratamento especializado por veterinários especialistas em animais silvestres marinhos.
 
O fato que chamou atenção dos GMA é que a tartaruga possuía anilhas de identificação, que indicava que ela teria sido anilhada pelo Projeto Tamar, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Praia do Forte, no litoral norte da Bahia.
 
O comandante da GMA Sérgio Guedes parabenizou a equipe e disse que essa foi a primeira vez que é encontrada uma tartaruga anilhada na cidade.
 
- É fato comum encontrar tartarugas no Canal de Itajuru, mas essa foi a primeira vez que é encontrada uma tartaruga anilhada, permitindo assim, a identificação de sua origem e o conhecimento de parte do seu ciclo de vida – afirma Guedes.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias