CABO-FRIENSES NA DISNEY: Sonho quase vira pesadelo após furto cometido por quadrilha

Momento de desespero foi pequeno para o grupo da Koala Turismo, que conseguiu resolver tudo sem causar transtorno aos turistas


Não fosse o imediatismo e competência de um agente de viagens para resolver um transtorno que poderia tornar em pesadelo o sonho de 12 turistas cabo-frienses, a essa hora provavelmente estariam todos na polícia ou no consulado ao invés de estarem curtindo as maravilhas de lazer e entretenimento oferecidas em Miami e Orlando, nos EUA. Um intervalo de cinco minutos - tempo gasto para que o motorista da van fosse chamar o grupo que estava na loja de departamentos - foi o suficiente para ladrões arrombarem o veículo e levarem todas as mochilas de lá. 

 

O problema maior é que nas mochilas estavam todos os ingressos de acesso aos parques da Disney (que valem cerca de R$ 20 mil), além de câmeras fotográficas e outros pertences. Em menos de 12 horas foi tudo resolvido pelo sócio-proprietário da agência Koala Turismo, que fica no Braga, em Cabo Frio, Piero Rocha. Que neste caso também era o motorista da van e acompanha o grupo desde que saíram de Cabo Frio, na última segunda-feira (13). O fato ocorreu na noite desta quarta-feira (15), um dia após o grupo aterrissar na terra do Tio Sam. Em menos de 12 horas tudo foi resolvido: polícia e perícia no local, total atenção aos turistas e reembolso de todos os ingressos, feitos pela própria Disney. 

 

Mas o melhor disso tudo, é que o grupo não precisou fazer nada, apenas continuaram o passeio enquanto Piero resolvia tudo, com a ajuda da sócia, Marievi Silva que, daqui de Cabo Frio mesmo, foi fazendo outros contatos necessários. O grupo ainda ganhou desconto nas compras que fazia no magazine, onde a van foi arrombada. "Fiz contato com o pessoal da Disney, passe os códigos de todos os ingressos comprados e eles, de imediato, cancelaram todos e emitiram novos ingressos. Não houve nenhum ônus para o grupo", frisou Marievi. 

 

Número de viajantes brasileiros roubados cresceu nos últimos anos

 

Pesquisa divulgada recentemente mostra que a ocorrência do furto a brasileiros de férias por lá, infelizmente, não é rara. O Consulado-Geral do Brasil em Miami informa que o número de relatos de viajantes brasileiros que tiveram seus pertences e documentos roubados cresceu nos últimos anos. Em 2012, quando 1,6 milhão de brasileiros visitaram a Flórida, foram registrados 117 casos de furtos. Em 2013, com 1,7 milhão de brasileiros no Estado, 224 ocorrências foram registradas. Em 2014, até o dia 23 de setembro, 223 brasileiros (em 119 ocorrências) já haviam relatado ao consulado-geral terem sido vítimas de furto na Flórida.

 

As ocorrências registradas em 2014 concentram-se em Miami (29%) e em Orlando (26%). Outros casos foram reportados nas cidades de Miami Beach (10%), Sunrise (8%), Doral (7%) e Aventura (6%). Do total de vítimas, 133 tiveram os veículos que utilizavam arrombados.

 

Pesquisar agências antes de comprar um pacote é essencial

 

O número de turistas que saem do Brasil para visitar o mundo encantado da Disney cresce a cada ano. No entanto, o também crescente número de furtos que têm acontecido em Miami e em Orlando nos últimos tempos causa preocupação nos turistas canarinhos. Para evitar maiores dores de cabeça - já que ninguém está livre de passar por esta situação - o ideal, conforme alerta Marievi Silva, é procurar uma agência que ofereça o serviço completo, "desde o passaporte, passagens, hotel, veículo, enfim, até mesmo esse tipo de assistência que foi prestada por conta do furto dos ingressos", disse a sócia da Koala. Além disso, cada turista que adquiriu o pacote recebeu da agência, antes mesmo de embarcar, um verdadeiro manual de orientações, personalizado, para que a viagem dos sonhos saia 100%.

 


 

Mas esse nem sempre é o caso de agências virtuais, onde o turista programa tudo online. "Mas numa hora dessas com certeza eles teriam que ir por meios próprios à polícia, consulado (se fosse o caso) e até negociar o reembolso dos ingressos. Nosso grupo não precisou passar por nada disto porque nós oferecemos tudo isso, o atendimento é realmente diferenciado", frisou Marievi.

 

Dicas para prevenir-se de furtos por lá

 

"Em primeiro lugar, tome os mesmos cuidados que você tomaria em qualquer outro grande centro urbano", disse Marievi. Segundo ela, que também é agente de viagens, o turista, "para sua própria segurança, deve manter cópias, em meio eletrônico ou com parentes no Brasil, de documentos importantes, como passaporte e carteira de identidade. Mas o ideal mesmo é que ele faça uma cópia  plastificada do passaporte e ande com essa cópia, deixando o original no cofre do quarto do hotel, por exemplo", disse. 

 

Outras dicas que devem ser seguidas

 

- Estacionar o veículo alugada em local seguro; 

- Jamais deixar pertences no veículo (como passaportes, sacolas de compras, produtos eletrônicos); 

- Na praia, não deixar pertences desacompanhados; 

- Não entregar os pertences a estranhos (por exemplo, ao experimentar roupas em lojas de vestuário, não permita que o vendedor guarde seus pertences); 

- Ficar ainda mais atento em locais movimentados e frequentados por turistas, como centros de compras, hotéis, parques temáticos e estacionamentos (pagos ou não) 

- Cuidado nas abordagens de estranhos nas ruas, principalmente no entorno de hotéis e magazines. "Os golpes que acontecem aqui (Brasil) também acontecem lá (EUA)", finalizou Marievi Silva.

 

Categorias: Turismo

Fotos da notícia




Outras notícias