A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionf0c5187c6a4ace4745d1b8fd24de2c0037c1c29f): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Discussão sobre Lagoa de Araruama aponta Arraial do Cabo como maior poluidora | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Discussão sobre Lagoa de Araruama aponta Arraial do Cabo como maior poluidora

Esgoto despejado no Canal da Álcalis seria um dos motivos de peixes mortos; comissão da Alerj vai visitar as seis cidades banhadas pela lagoa


A Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai visitar os seis municípios da Região dos Lagos do Rio que estão sendo afetados com a mortandade de peixes na Lagoa de Araruama. O anúncio foi feito na terça-feira (14) durante uma audiência pública na Casa. Na reunião, a poluição e as formas de combate foram abordadas. Entre as seis cidades banhadas pela lagoa, a principal poluidora apontada pela comissão foi a cidade de Arraial do Cabo.

Arraial e São Pedro da Aldeia devem ser as primeiras a receber a visita dos deputados da comissão. Nas visitas, será analisada a poluição que tem causado a morte de peixes na lagoa. Os outros municípios que serão visitados são Saquarema, Araruama, Iguaba Grande e Cabo Frio. "Vamos ouvir gestores e sociedade civil. É um problema muito sério, já que a nossa lagoa não é apenas atração turística, mas também fonte de renda para muitas famílias da região. Nossos pescadores sobrevivem dali", disse Marcia Jeovani, presidente do colegiado.

Segundo a integrante do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos, Mariana Araújo, que participou da audiência, representantes de todos os municípios que cercam a Lagoa de Araruama foram convocados e todos estão fazendo alguma coisa para reduzir a poluição, com exceção de Arraial do Cabo. "Foi citada a Prefeitura de Arraial do Cabo como a maior poluidora da Lagoa de Araruama, o prefeito de Arraial não compareceu e as pessoas que tinham estavam como ouvintes", contou.

Canal da Álcalis

Para os ambientalistas, um dos grandes problemas de Arraial é o Canal da Álcalis. No local, o meio ambiente se esforça pra sobreviver. A área está abandonada com as carcaças das balsas que transportavam conchas e pertenciam à Companhia Nacional de Álcalis, desativada em 2006. O canal, que foi aberto pela própria fábrica e serviu para a navegação, desemboca na Lagoa de Araruama e despeja uma água de cor verde escura e cheiro forte.

Atualmente, o fornecimento de água em Arraial é feito por uma concessionária. Mas captação, tratamento e despejo do esgoto são de responsabilidade da Prefeitura. "O que a gente sabe é que o esgoto não é 100% tratado. Ele é tratado de maneira primária onde se tira só o sólido e lança o restante na Lagoa de Araruama", explica Mariana.

Despejo de esgoto e consequências

Em 2009, uma empresa de engenharia foi contratada para fazer o estudo sobre o saneamento básico da cidade. O documento se tornou o Plano Municipal de Saneamento e precisa ser aprovado e implementado até o fim deste ano, senão perde o investimento do Governo Federal.

O estudo afirma que é feito o despejo de esgoto tratado no Canal da Álcalis, mas de acordo com o biólogo Eduardo Pimenta, a situação no local não parece confirmar esse tratamento. "Tem muita matéria orgânica sólida em decomposição, um odor muito forte e desagradável, sugerindo que não seja um esgoto tratado", explica. Ainda segundo o biólogo, as consequências desse despejo são socioeconômicas e ambientais. "Ambientais porque degrada o corpo hídrico, compromete as condições de balneabilidade, dos turistas que estariam procurando a região da lagoa, compromete a economia pesqueira, trazendo um colapso setorial a todos os municípios da Lagoa de Araruama", finaliza.

A data para a visita da comissão da Alerj às cidades da Região dos Lagos ainda não foi definida.

G1 - Região dos Lagos
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias