A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session648377636a52f46868774f1ab999a5ef42984212): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Deputada Marcia Jeovani faz audiência pública sobre mortandade de peixes na Lagoa de Araruama | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Deputada Marcia Jeovani faz audiência pública sobre mortandade de peixes na Lagoa de Araruama

O evento acontece nesta terça-feira (14), às 11 horas, no Palácio 23 de Julho, auditório Nelson Carneiro


Presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Alerj, a deputada estadual Marcia Jeovani (PR) vai reunir diversas autoridades na Alerj para discutir a mortandade de peixes na Lagoa de Araruama, afetando os seis municípios da Região dos Lagos.

 

O evento acontece nesta terça-feira, dia 14 de abril, às 11 horas, no Palácio 23 de Julho, auditório Nelson Carneiro, e vai mobilizar representantes das Secretarias Estaduais de Agricultura e Ambiente, Inea, Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Rio), Consórcio Intermunicipal Lagos São João, concessionárias, secretários municipais, vereadores, biólogos e colônias de pescadores, para um amplo debate sobre as causas e consequências da morte de milhares de peixes nos últimos meses e com o intuito de apontar soluções para o problema na área lagunar.

 

"A mortandade de peixes é um assunto que vem sendo abordado pelos especialistas na área e precisamos de uma mobilização para descobrir os motivos reais desse fato, já que não só a Região dos Lagos vem sofrendo com isso, como também o próprio Rio de Janeiro que tem também na Lagoa Rodrigo de Freitas uma referência para a prática de esportes. Só neste final de semana foram recolhidos mais de 460 kg de peixes mortos na capital e a falta de oxigenação é apontada como uma das causas", destacou a deputada estadual Marcia Jeovani.

 

Por dois dias consecutivos foi registrada a mortandade de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas, que irá receber as competições de remo e canoagem nas Olimpíadas de 2016. Vários peixes também foram encontrados boiando na Lagoa de Piratininga, em Niterói, no início de março deste ano. Segundo o INEA, a elevação da temperatura da água e as alterações climáticas foram apontadas como causa mais provável para a mortandade dos peixes, em decorrência da queda do oxigênio dissolvido.

 

Fatos semelhantes ou motivos diferentes, essa discussão não é de hoje e os técnicos acreditam que o aumento da salinidade na Lagoa de Araruama e as microalgas são geradoras do baixo nível de oxigenação no balneário, especialmente no trecho entre os municípios de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. As fortes chuvas e a entrada de água doce, proveniente da estação de tratamento de esgoto das concessionárias, afetam diretamente o equilíbrio do ecossistema. "Vamos apontar mais uma vez a necessidade de reutilização dessa água tratada nas áreas rurais para o avanço da agricultura familiar, até mesmo para evitar esse desequilíbrio ambiental", destacou a parlamentar.

 

A deputada estadual Marcia Jeovani salientou: "Sabemos que essa situação afeta também o turismo e principalmente a pesca, que já contabiliza prejuízos com a mortandade de peixes. Precisamos pensar num plano de ação para ajudar os pescadores, que não podem contar apenas com o auxílio do defeso. Inclusive, já apresentamos na Alerj o projeto de lei nº 198 autorizando o governo estadual a criar os frigoríficos pesqueiros nessas áreas e temos certeza que o governador será sensível a essa causa".

 

A parlamentar ainda vai anunciar amanhã um projeto de lei de sua autoria sobre o reuso de água não potável.

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias