Iguaba prepara 20 mil mudas de árvores nativas para reflorestamento na Região

Além das mudas de reflorestamento, o horto também cultiva mudas para os agricultores


Mais de 20 mil mudas de árvores nativas. Este é o estoque de espécies em extinção na Mata Atlântica do Horto Intermunicipal de Iguaba Grande. Copaíba, Ipê, Jacarandá Rei, Angico, Moringa, Algodão, Pau Ferro, Cybstax, Jatobá do Cerrado, Paricá, Sibipiruna e Aroeira são algumas das espécies de mudas cultivadas no horto e serão usadas nas cidades que fazem parte do Consórcio Lagos São João.


O objetivo do horto é produzir mudas para preservação permanente em áreas totalmente protegidas, como as nascentes, o leito dos rios, matas de encostas, topos dos morros, entre outras áreas mais vulneráveis. Além das áreas de reserva legal, que são as áreas que o produtor não pode desmatar, mas pode manejar e utilizar de forma sustentável.


Em Iguaba Grande existem seis Áreas de Preservação Ambiental municipais, são elas Igarapiapunha, Guimarães, Canellas, Peró, Andorinha e Apa do Governo.  Mas além de pensar nestas áreas, a secretaria de Meio Ambiente pensa também na zona urbana.


“Nós estamos produzindo mudas também para a cidade. O projeto é plantar mudas nas residências. Queremos uma Iguaba Grande mais verde, com menos poluição. Por isso pedimos que os moradores também participem e nos procurem com os seus dados que nós iremos até a residência fazer o plantio na calçada ou no interior da casa”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Paulo Sérgio da Cunha.


Outras espécies


Além das mudas de reflorestamento o horto também cultiva mudas para os agricultores da cidade que produzem legumes e verduras que são consumidas na merenda escolar do município, como jiló, quiabo, abóbora, milho e aipim.


O Horto Municipal fica instalado na rua das amendoeiras, no loteamento Chácara das Rosas, Iguaba Grande. 

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias