Mico-leão-dourado é resgatado em casa de família em Cabo Frio

Animal estava em parque que não tem regularização fundiária, no Segundo Distrito


Debilitado, um filhote de mico-leão-dourado foi reintroduzido, na manhã desta terça-feira, na Reserva Biológica de Poço da Antas, em Silva Jardim, na região da Baixada Litorânea. Ele foi resgatado por agentes da Secretaria do Meio Ambiente de Cabo Frio numa casa de família que está dentro da área do Parque Municipal do Mico-Leão-Dourado, na região de Tamoios, na periferia de Cabo Frio, próximo a Barra de São João.

No parque existem pelo menos dez famílias de micos-leões, com cerca de cem animais, vivendo em situação inadequada. Este não foi o primeiro mico resgatado no local. O espaço, que também é habitat de muitos bichos-preguiça, sofre com invasões e queimadas. A situação se repete no Parque da Preguiça, que também fica em Tamoios.

Segundo o secretário-executivo da Associação do Mico Leão Dourado (AMLD), Luiz Paulo Ferraz, o primata estava numa propriedade particular há dois dias. Ele chegou com a família, mas um cachorro assustou os animais e apenas o filhote ficou e foi socorrido pelo morador. Ele parecia desorientado e foi colocado num pequeno cativeiro.

O morador que socorreu o mico-leão chamou os fiscais Fernando Gama e Marcela Santiago, da Secretaria do Meio Ambiente, que procuraram a AMLD, onde foram atendidos pela bióloga Andréia Martins.

— O parque não é adequado porque não tem regularização fundiária e é cortado por uma estrada por onde passam mais de 300 caminhões de uma mineradora por dia. Os animais sofrem o impacto. Eles não têm uma aparência saudável. Existem muitos micos para pouco parque — disse Ferraz.

Os fiscais da prefeitura informaram que a prefeitura de Cabo Frio pretende inaugurar uma sede dentro do parque dentro de duas semanas para conter o processo de invasão e degradação do local.

A bióloga da AMLD vai tentar reabilitar o filhote reintroduzindo-o num grupo que é monitorado pela AMLD. Caso a tentativa não dê bons resultados, o mico será enviado para o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro para se recuperar.

O GLOBO
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias