Brasileiros e argentinos enchem praias e pontos turísticos de Cabo Frio nesta quarta-feira (11)

Transatlânticos trazem mais de 5 mil turistas e fazem a alegria do comércio


Mais de cinco mil turistas brasileiros e argentinos "invadiram" praias e pontos turísticos de Cabo Frio nesta quarta-feira (11). É que hoje dois navios estão fundeados por aqui, próximo ao Forte São Mateus - e os turistas estão desembarcando no píer de transatlânticos desde cedo e partindo para passeios a pé, de táxi ou micro-ônibus.

O MSC Magnífica trouxe cerca de 2.500 passageiros com mil tripulantes, da Argentina. O transatlântico Imperatriz, da operadora Pullmantur, com as mesmas características, trouxe os brasileiros, em sua maioria paulistas. À noite, os navios partem da cidade. A chegada desses gigantes do turismo marca o fim da temporada 2014/2015 de cruzeiros na cidade. No total, foram oito navios com mais de 20 mil turistas neste verão.

Além da Praia do Forte, para onde a maioria dos passageiros foi, eram vistos turistas para todo lado: Praça das Águas, centro da cidade, bairro da Passagem, Boulevard Canal, Rua dos Biquínis. Bom para o comércio, que em plena baixa temporada vê seu negócio ganhar gás, já que muitas lojas - principalmente de lembrancinhas, biquínis, roupas e acessórios - estão com movimento de alta temporada neste 11 de março.

Segundo dados da Embratur (órgão fiscalizador do turismo no país), os turistas ficam cerca de 12 horas em terra e gastam em média R$ 300 por pessoa. Com isso, a previsão é que aproximadamente R$ 600 mil tenham sido injetados na economia cabo-friense. 

Turistas elogiam logo na chegada

A quarta-feira (11) cinza de Cabo Frio não desanimou nem um pouco quem desembarcava neste início de tarde no píer de transatlânticos. Muito pelo contrário. O que se ouvia eram elogios ao receptivo, local de desembarque e taxistas. Um pouco antes da entrada do píer da Avenida Nossa Senhora da Assunção, uma equipe da Guarda Municipal fazia um esquema de segurança e orientação para quem chegava e saía do local.

Comum aos olhos de quem mora por aqui, as belezas de "saltar aos olhos" encantaram de imediato três amigas paulistas, pela primeira vez em Cabo Frio. Animadas, fizeram questão de molhar os pés por ali mesmo, no píer, onde vários barquinhos ficam atracados em volta, dando um ar ainda mais bucólico ao local. "Ah minha filha, tem quase três anos que eu não seu o que é mar. Isso aqui é maravilhoso. E já estou encantada antes mesmo de me aventurar pela cidade", disse a simpática bancária aposentada, Daisy de Moraes Porto. Ela e as outras três amigas estão viajando de navia pela primeira vez.

E se os próprios brasileiros se encantam com as belezas cabo-frienses o que dizer dos gringos então? "Vocês moram no paraíso. Isso (aqui) é muito bonito, já gosto do que vejo", disse o argentino Bruno Campos, de 41 anos, extasiado com a Praia do Forte e vendo, ao longe, os transatlânticos ancorados. Neto de brasileiros, Bruno disse que sempre ouviu os avós falarem das belezas do Rio de Janeiro e da Região dos Lagos. "Realmente é muito belo. Espero poder voltar".

Para especialistas em turismo internacional, Cabo Frio passa a ser um novo destino turístico oferecido pelas operadoras, devido à estrutura em terra oferecida pela cidade, com o Terminal Turístico de Transatlânticos na Avenida Nossa Senhora de Assunção.
Categorias: Turismo

Fotos da notícia




Outras notícias