Em tempo de crise hídrica, empresas cabo-frienses dão exemplo e estimulam a sustentabilidade

Auto Viação Salineira, Leste Shopping e Prolagos têm reuso de água


Em tempos de crise hídrica, a preocupação com a falta de água no Brasil e também em Cabo Frio, ao que parece, está aumentando. E antes tarde do que nunca, como dizem. É lógico que medidas como diminuir o tempo do banho, dar menos descargas durante o dia, não lavar chão de casa ou a calçada com a mangueira ligada são indispensáveis para a manutenção do bem mais precioso de qualquer cidadão. Mas há outras formas de se pensar e agir com foco na sustentabilidade.

Pensando nisso, algumas empresa de Cabo Frio vêm dando exemplo disso. Além de dizerem "não" ao desperdício, utilizam uma forma imbatível não só de economizar mas, principalmente, de sempre ter uma reserva: o reuso da água.

A Auto Viação Salineira, por exemplo, implementou a Estação de Tratamento para Reuso de Água na lavagem dos ônibus, em setembro de 2012. A água usada em processos industriais é tratada nessa Estação de Reuso, na sede da empresa, e reutilizada na lavagem dos ônibus e outros equipamentos, porém fica imprópria para ser bebida.

E o resultado impressiona: desde a implantação da Estação de Reuso de Água, a empresa já contabilizou uma economia de 55%. 

Leste shopping faz reuso da água para lojas e residências do prédio

O Leste Shopping, na Rua Francisco Mendes, centro de Cabo Frio, faz o reuso de água desde a inauguração do empreendimento, em 2008. O complexo que abriga o Leste Shopping e o Edifício Antônio Fernandes, desde então, o sistema de tratamento de esgoto está em funcionamento. Segundo o gerente de marketing do shopping, Fabiano Scovino, "todas as 35 unidades do Leste Shopping e os 40 apartamentos do Edifício Antônio Fernandes são beneficiados pelo sistema, pois a água tratada é reutilizada nos vasos sanitários".

Prolagos é a primeira do Estado a utilizar o sistema

A Prolagos é a primeira companhia de saneamento no Estado do Rio de Janeiro a utilizar o sistema de membranas no tratamento do efluente. Inaugurada em 2013, a Estação de Tratamento de Água de Reuso (ETAR), está localizada na cidade de Armação dos Búzios e possui capacidade para produzir mais de 2 milhões de litros de água de reuso por mês.

Segundo informações da empresa, parte da água produzida na ETAR já atende ao campo de golfe de Búzios com cerca de 40 mil litros de água de reúso por dia, utilizados na irrigação da grama diferenciada, que requer uso de água com alto nível de potabilidade.

Na ETAR, o efluente (esgoto tratado) que vem da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Búzios, é submetido a um polimento, que consiste em três etapas para fazer a remoção das impurezas: filtração, ultrafiltração e osmose reversa.

Saiba mais

Reuso da água no Brasil e no mundo

Regiões áridas e semiáridas, como o Oriente Médio; desérticas dos EUA (Califórnia, Arizona, Colorado e Nevada) têm realizado, em larga escala, por serem imprescindíveis, práticas de reúso e reaproveitamento de água. As iniciativas servem de exemplo e estão se alastrando por países com políticas de recursos hídricos voltadas ao futuro e à preservação de suas fontes, como Austrália, Japão, Itália, Grécia e Portugal.
 
No Brasil, apesar da aparente abundância de recursos hídricos, o reúso de água conquista espaços, especialmente nos grandes centros urbanos, já que a escassez representa altos investimentos e custos operacionais para captação e adução de águas a grandes distâncias. O reúso em irrigação, refrigeração, lavagem de pisos e descargas de vasos sanitários é alternativa sustentável, ambientalmente correta e viável economicamente. Exemplo de significativa redução de custos acontece no Rio de Janeiro. Água de concessionária custa até R$ 32 o metro cúbico. Lá água de reúso para determinadas aplicações custa até 50% menos.
 
Outra ação que demanda investimento menor, mas também gera ótimos resultados é o reaproveitamento de água utilizada em processos industriais ou domésticos. As águas utilizadas em indústrias siderúrgicas do interior de São Paulo, com foco em limpeza e resfriamento de peças semi-acabadas, por exemplo, são drenadas, acondicionadas e, posteriormente, utilizadas em um fim menos nobre, como a lavagem de pisos e resfriamento de escórias.
 
Fato é que existem alternativas e tecnologias consolidadas que, alinhadas à criatividade e responsabilidade ambiental, estão cada vez mais presentes na cultura da população de todo o mundo. No Brasil, o desafio é fazer com que os padrões específicos de uso destes recursos renováveis sejam efetivamente estabelecidos e os projetos já pensados e amplamente discutidos sejam colocados cada vez mais em prática.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias