Araruama é o primeiro município da Região dos Lagos a instalar pluviômetros automáticos

Aparelhos melhoram a previsão de desastres naturais e reduzem os danos socioeconômicos e ambientais


O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) instalou nos últimos dias quatro pluviômetros automáticos nos bairros Mutirão, São Vicente, Aurora e Bananeiras, em Araruama. O município é o primeiro na Região dos Lagos a ser contemplado pelo projeto, que tem parceria com a Prefeitura.
 
O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, foi necessário instalá-los em locais descobertos onde não houvesse obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que pudessem interferir na quantidade de chuva captada.
 
O projeto "Pluviômetros Automáticos" tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. Os aparelhos são instalados em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais em todo o país.
 
"Os pluviômetros automáticos ampliarão o monitoramento das chuvas no município, por transmitir as informações em tempo real", disse o secretário de Defesa Civil, Carlos Henrique Chimer.
 
O monitoramento destes pluviômetros pode ser acompanhado por qualquer pessoa através do site www.cemaden.gov.br/mapainterativo.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias