Colunista RC24h - Dona Mariana - Foto além do foco - Casamento: A pauta do dia

O que existe por trás da fotografia de casamento


A memória pede um toque, um cheiro, um olhar ou apenas o segundo de uma lembrança para que possamos reviver momentos pelo resto da vida. E o que é a vida se não a união de todos esses instantes? A fotografia em sua essência é a ferramenta descoberta pelo homem para nos ajudar a recordar ainda melhor de fatos que nos marcam.


Abrindo espaço para mostrar que a fotografia de casamento é tão importante quanto o fotojornalismo diário, pretendemos apresentar o trabalho que muitas vezes se camufla com diversão. Apesar do foco, importância e olhar serem tão necessários como quando se fotografa a pauta mais importante de um jornal, os registros do dia de casamento conseguem unir tudo isso e mais um pouco.


Quando se fala em casamento, a primeira recordação que nos vem são os álbuns antigos e as fotos clássicas que nossos pais e avós têm guardados com todo carinho. Hoje, a fotografia de casamento possui um toque a mais, que é dado principalmente por quem passa o dia inteiro ao lado dos noivos.


No último fim de semana fotografamos o casamento dos nossos amigos Yuri Vasconcellos e Ana Luiza Barbosa. Há pelo menos seis meses eu (Mariana) fui uma das primeiras a saber da notícia da união deles. Entre sorrisos largos e uma emoção que não cabia no peito, deixamos para nos emocionar depois, no dia 10 de janeiro de 2015.


O casamento aconteceu em Governador Valadares (Minas Gerais) e, como todo casamento possui sua história inusitada para contar, neste não poderia ser diferente. Enquanto a Ana Luiza e eu esperávamos no carro para ela entrar na igreja, tivemos a ideia de colar o adorno de cabeça na testa dela (usamos cola de colar cílios que já havia sido usada para colar a renda do vestido nas suas costas). Até aí tudo bem. Fiquei com a tampinha na mão e ela segurou o pote... enquanto eu molhava meu dedo ela (não sei como!) derramou cola no cabelo e no vestido. Procurei algo para limpá-la e logo depois veio a mãe e a cerimonialista para ajudar. Enquanto isso, parei para observar a calma que Ana Luiza teve. Apesar da primeira impressão de que ela havia ficado nervosa, logo em seguida ela abriu o sorriso mais sereno que eu jamais esperaria que fosse possível de ser dado.


Até hoje não trabalhamos com nenhuma noiva tensa ou nervosa. O trabalho com casamento nos deu a noção de que naquele dia nós somos peças chave para a calma e segurança dos noivos.


A certeza de que seguimos no rumo certo vem de cada fim de semana que nos dedicamos a esses casais e famílias. Abrimos nossos braços e corações para entender humores, medos e compreender que estamos fazendo parte de um dos dias mais importantes da vida deles. E isso não tem dinheiro no mundo que pague.

 

*Para conhecer mais sobre o nosso trabalho e nosso olhar (que não se limita apenas ao casamento) visite o perfil da Dona Mariana Fotografia - facebook.com/donamarianafotografia

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias