Oswaldo Guimarães convida Tom Costa


Meu convidado de hoje é o Tom Costa.
O talentoso músico, nasceu em Estância, no Estado de Sergipe, em 1977. No final da década de 80 foi morar com seus pais na grande São Paulo. Com apenas 12 anos de idade, seu tio lhe mostrou algumas músicas de Beatles e Raul seixas, que mudariam sua vida. Encantado com as composições, decidiu buscar seu sonho: “ser músico”. 

Em 1992, sua família voltou para Sergipe, e lá com seus amigos formou o grupo “Épicos”. Uma banda de rock – a única do gênero naquela cidade. Na primeira apresentação em 1993, tocou para cerca de 2 mil pessoas. E foi a partir desse show, que reafirmou o desejo e a certeza de seguir a carreira musical. 

Em 1995, veio para Cabo Frio, e logo formou a banda de punk rock “Guerrilha Urbana”. Logo depois, partiu para o pop rock e rock clássico; e dessa vez montou a banda “Velhos Adolescentes”, onde cantava e tocava baixo elétrico. Com os outros músicos, começaram a tocar juntos com outras bandas da região, num espaço denominado “Core House”. Em 1996, ainda trabalhando com o rock alternativo, foi convidado para tocar guitarra na banda de axé “Swing Bahia”. Foi neste grupo que Tom, iniciou realmente um trabalho profissional. 

Começaram as viagens e shows de grande porte. E com isso, “pintou” dinheiro para a compra de melhores equipamentos. Depois de alguns anos tocando em diversas bandas como guitarrista ou baixista, em 1998, com os amigos Nilson Jr., Thalles Couto e Leonardo Popó, lançaram a banda “Épicos” (homenageando a antiga banda de Sergipe). Desta vez, com uma ideia mais própria, em 2003, lançou o independente CD (Épicos – A idade da música), registrando assim sua veia de compositor. Neste mesmo ano, trabalhando com os músicos Thalles e Fafavo, produzem e se apresentam com o show “Favotonthal”. 

O musical, dando ênfase à MPB e ao POP ROCK, serviu principalmente, para gravar um DVD, ao vivo, no Teatro Municipal de Cabo Frio, em 2007. Tom Costa, continuou se destacando no cenário musical da região, participando de inúmeros trabalhos como baixista na banda “Mataquesh” (nome dado pelo fato de só se reunirem nos carnavais para tocar axé e pop). Já com larga experiência em trabalhos com bandas, resolveu se apresentar em bares e casas noturnas com seu violão, em companhia do velho parceiro Thalles Couto (bateria). Com a rápida aceitação do público, a dupla convidou a violonista Bianca Vianna, e juntos produziram um show dando início ao projeto “Marémar”, quando realizaram uma temporada no Teatro Municipal de Araruama. 

Depois, com a saída de Bianca, o projeto continuou por mais uma temporada na Região dos Lagos, com o baixista Thiago Ferreira. Apesar de suas maiores influências serem Beatles, Legião urbana, Luiz Gonzaga e Raul Seixas, hoje, seu repertório passeia pelo rock nacional e internacional, principalmente dos anos 80, passando pelo estilo Folk, com uma roupagem e arranjos acústicos. Como compositor, já registrou belas canções, onde podemos destacar “Um Tempo A Mais” e Nosso Livro”. Atualmente, Tom Costa se apresenta com seu inseparável violão, em diversos bares e casas da região. Além da carreira-solo, o cantor também se destaca com seu projeto “Mognofolk”, em companhia de Rodrigo Britto (violão), e Rafael Ribeiro (Cajon).    



TOM COSTA - AGENDA

Terça-feira – 19h - Austrália Jump & Costa do Sol (Shopping Park Lagos).                                      Quarta-feira – 20h - Hotel Serena – Búzios                                                                                     Quinta-feira – 19:30h – Parada Obrigatória (Praça Porto Rocha)                                                        Sexta-feira – 12h – Quiosque da Carmem (Praia do Forte) / Happyday (Posto Shell – Gamboa) – 20h.       

                                        
Contatos: facebook  Tom Costa





Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias