A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session16f69e2046868e1df167495ce7225b9ec3619ef8): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Beltrame pede exoneração de comandante do Batalhão de Choque | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Beltrame pede exoneração de comandante do Batalhão de Choque

O coronel é acusado de incitação ao nazismo após mensagens de aplicativo serem divulgadas


O secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, pediu na manhã de ontem (5), a exoneração do coronel Fábio Souza de Almeida, comandante do Batalhão de Choque. O anúncio foi feito após a posse do secretariado do governador do Rio Luiz Fernando Pezão, no Palácio das Laranjeiras, Zona Sul do Rio.


O motivo do afastamento é a acusação de que o coronel seria simpatizante do nazismo. A prova seriam conversas estabelecidas pelo aplicativo WhatsApp, onde Fábio de Souza Almeida faz referências e incitação a práticas nazista. Ele e outros dois policiais, ainda não identificados, defendem a caça aos “peitos de ladrilho”, policiais que não possuem cursos especiais. Além de se classificarem como “raça pura”.  

Nas conversas, divulgadas pela revista Veja, o coronel Fábio ainda defende o uso da violência contra manifestantes durante os protestos no Rio, em 2013. E ironiza a gestão do coronel Márcio Rocha, que o sucedeu no comando do Batalhão de Choque, após sua primeira passagem. O coordenador de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual (MPE), Marcio Mothé, vai solicitar à Central de Inquéritos do MPE que investigue se Fábio e os outros policiais cometeram mesmo o crime de incitação ao nazismo.

O secretário de Segurança do Rio se disse horrorizado com o acontecido e afirmou que o procedimento disciplinar contra o coronel foi aberto de acordo com um pedido seu. Beltrame lembrou que antes disso não havia nenhum procedimento aberto contra Fábio, quando ele chegou a exercer um cargo no setor de segurança da Secretaria.

Agora, além das acusações de incitação ao nazismo, Fábio também é investigado em um procedimento que apura um ataque a Márcio Rocha, Comandando do Batalhão de Choque em janeiro de 2014. Beltrame afirmou que os oficiais que foram citados nas conversas do grupo do WhatsApp, publicados na Veja, serão investigados juntamente com Fábio.

O coronel Alberto Pinheiro Neto, novo comandante geral da PM, confirmou em nota a exoneração do coronel Fábio Almeida de Souza. Em seu lugar, assume o coronel Wilman Rene Gonçalves Alonso, que vai acumular a função temporariamente, junto com o Comando de Operações Especiais (COE).
Categorias: Polícia

Fotos da notícia




Outras notícias