Botafogo tem mais de 20 atletas que podem entrar na Justiça, entre eles Jefferson


Na apresentação do técnico René Simões, aniversariante do dia, a lista de jogadores que podem tomar o caminho da Justiça do Trabalho contra o Botafogo, como já fizeram os jovens Gabriel e Daniel, foi o grande ‘presente de grego’. São entre 20 e 25 atletas com atraso de salário superior aos três meses, entre eles o goleiro Jefferson, que não descarta a alternativa para deixar o clube.
 
O presidente Carlos Eduardo Pereira tenta correr atrás de recursos com a aprovação do Ato Trabalhista no Tribunal Regional do Trabalho e a renovação do patrocinador máster e do fornecedor de material esportivo até a próxima sexta-feira, mas admite perder os jogadores sem um plano concreto de pagamentos.
 
O orçamento do clube está totalmente travado e novas receitas implicariam em penhoras inevitáveis, o que inviabilizaria qualquer execução de acordo com os atletas. O presidente revelou ter mantido contato com o volante Gabriel, que se mostrou inclinado a rever sua ação na Justiça.
 
— Infelizmente não aguardaram e o nosso departamento jurídico vai defender os interesses do Botafogo, mas as portas para o diálogo estão abertas, se foi atitude impensada podemos fazer uma composição — informou o mandatário.
 
O grande problema é que não há recursos para resolver o problema de todos. Sendo assim, qualquer priorização seria entendida pelos demais como um recado para buscar a Justiça.
 
— Estamos procurando manter diálogo e indicar as providências, com transparência, sem fazer promessas que não possam ser cumpridas. Vamos construir uma relação nova e responsável. Se as pessoas quiserem defender seu direitos é de cada um, o nosso jurídico vai defender o clube — completou o presidente.
 
O técnico René Simões espera contar com Jefferson para a partir dele começar a definir o elenco.
 
— Um jogador como o Jefferson exerce um papel fundamental na remontagem da equipe. É um excelente caráter, um grande jogador e de seleção brasileira, isso da peso a um time. Então, é óbvio que conto com ele.

Treinador lembra que no período sem trabalhar aproveitou para estudar 

Apresentado nesta terça-feira oficialmente como técnico do Botafogo, René Simões já planeja a temporada de 2015, quando o clube disputará a Série B e lutará para voltar à elite do futebol brasileiro. Ciente das dificuldades financeiras que o Alvinegro atravessa, o treinador já preparou uma lista de reforços e traçou o perfil de jogadores que gostaria de contar no elenco. Em entrevista ao "SporTV News", René elogiou o trabalho feito nas categorias de base e afirmou que espera contar com atletas que queiram aparecer e que estejam "com fome" para recolocar o time carioca na Série A.

- Eu estou preparado, tenho uma lista dos jogadores que eu acho os ideais para a gente montar um time para a segunda divisão. Jogadores com fome de aparecer, fome de voltar à primeira divisão. Temos uma outra lista, que depende da parte financeira, se não der. Mas é óbvio que vamos olhar para a base. O Botafogo faz um trabalho de base muito bem feito, eu conheço esse trabalho há muito tempo.

O último trabalho de René como treinador antes de assinar com o Botafogo aconteceu no ano passado no Atlético-GO. Antes de assumir o time goiano, ele foi diretor executivo de futebol do Vasco. O período fora da beira do campo serviu para se aprimorar profissionalmente. René Simões disse ter feito cinco cursos nos últimos dois anos e se diz pronto para comandar o Alvinegro em 2015.

- Eu acho que sou hoje sou um treinador mais bem preparado para encarar esse desafio do Botafogo (...). Isso tudo ensina como trabalhar dentro de campo. O importante é saber tirar o melhor do jogador dentro de campo.

O treinador se mostrou ansioso para dar início ao trabalho de 2015, que começará em 8 de janeiro. De acordo com o novo comandante alvinegro, o ex-jogador Carlos Alberto Torres está auxiliando na escolha do local onde será realizada a pré-temporada.

- Eu gostaria de começar antes, mas por lei não pode começar antes do dia 8, já que o Brasileirão terminou no dia 7 de dezembro. Nós vamos visitar um local, o Capita (Carlos Alberto Torres) está ajudando nisso. Nós vamos dar uma olhada, parece que será lá e vocês serão informados posteriormente.
René Simões tem 62 anos e já trabalhou em clubes como Fluminense, Coritiba, Bahia e Vitória, além de ter comandado a Jamaica na Copa de 98, a Costa Rica nas Eliminatórias para o Mundial de 2010 e a seleção brasileira feminina nos Jogos Olímpicos de Atenas, quando conquistou a medalha de prata.

Mantuano mantém calma sobre Loco: 'No momento certo vamos definir'

Após as declarações de Loco Abreu dizendo que dinheiro não seria problema para o retorno ao Botafogo, o vice-presidente de futebol, Antônio Carlos Mantuano manteve a calma no seu discurso. Para ele, o interesse do uruguaio é importante, mas as contas do Botafogo precisam ser organizadas antes de qualquer contratação.

- Ficamos muito sensibilizados pela determinação do Loco Abreu, dizendo que quer voltar ao Botafogo, entretanto, temos muitos problemas à resolver. No momento certo vamos definir o que será feito - disse o cartola à Espn Brasil.

A declaração faz coro com a do presidente do clube, Carlos Eduardo Pereira. O mandatário lembrou que o foco do clube, neste momento, está no retorno ao Ato Trabalhista, que daria um desafogo ao clube.

Até agora, no que diz respeito à montagem do elenco, o técnico René Simões teve apenas más notícias. Além da situação ainda delicadíssima que o Botafogo vive na parte financeira, dois dos jovens de maior mercado, e que seriam importantes na Série B, Daniel e Gabriel entraram na Justiça para deixar o clube.

Timão analisa destaque do Botafogo e reforça provável 'dança de volantes'

Após contratar Cristian e abrir negociações com Edson, clube pensa em Gabriel, que entrou na Justiça para deixar clube carioca. Ferrugem e Guilherme Andrade estão de saída

A posição que deve ter mais mudanças nesse início de temporada do Corinthians será a de volante. Um entra e sai incessante, que já começou e ainda não tem data para terminar. A última novidade em relação a isso fica por conta de Gabriel, do Botafogo.

Diretoria e comissão técnica do Timão se empolgaram ao saber que o jogador, de 22 anos de idade, conseguiu a liberação na Justiça na última terça-feira, sob alegação de salários atrasados. Na teoria, a partir de agora, bastará acertar luvas e salário para contratá-lo.

O problema é a concorrência. Diversos outros clubes já tiveram a mesma ideia e, desde o anúncio da liberação por parte da Justiça, o procuraram em busca de um acordo. A tentativa por Gabriel, além da questão de qualificação do elenco, confirma essa efervescência do mercado de volantes do Timão.

Elias foi o primeiro contratado, ainda antes da Copa do Mundo. O alto valor investido (cerca de 4,5 milhões de euros) não foi correspondido no segundo semestre, mas todos confiam que após a pré-temporada o ritmo do camisa 7 será outro em 2015. O segundo contratado foi Cristian, que ainda não assinou contrato. Sem clube desde que deixou o Fenerbahce (TUR), em agosto, o jogador aceitou retornar e será confirmado nos próximos dias.

Depois de Cristian e antes de Gabriel, um jornal de esportes diário revelou a intenção do Alvinegro de contar com Edson, que deixou o São Bernardo após o Campeonato Paulista deste ano para jogar no Fluminense, clube em que foi bem e se tornou até titular no Brasileirão. As negociações entre seus empresários e pessoas ligadas ao Corinthians seguem a todo vapor, mas as partes ainda não confirmam. A intenção é evitar que o Flu vire obstáculo.

Para não ter um número excessivo de volantes, a diretoria está em busca de um destino para Guilherme Andrade, que será emprestado até o fim do contrato, que se encerra em dezembro de 2015. Além disso, os dirigentes não renovarão o vínculo de Ferrugem, que tem acordo de empréstimo até o próximo mês de abril. É possível, inclusive, que ele seja liberado antes do término do seu contrato.
Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias