Ações preventivas enfatizam a saúde do homem no "Novembro Azul" de Cabo Frio

Mais de 300 pessoas receberam orientação sobre as doenças que mais afetam os homens


Depois do Outubro Rosa… agora, Novembro Azul. Com a ideia de dar continuidade às ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, alunos do curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA) realizaram uma intervenção junto ao público masculino na Universidade e em alguns pontos movimentados da cidade, entre eles a Praça Porto Rocha e a Praia do Forte. A abordagem priorizou as doenças que mais afetam os homens brasileiros, com orientação sobre cuidados e distribuição de material informativo.
 
"O foco das atividades sempre é a prevenção", destaca o professor da área da saúde do homem, Sérgio Porto, citando que a cultura brasileira – onde os meninos são ensinados a serem herois desde pequenos, não podendo demonstrar suas fraquezas -, é um grande atraso para o cuidado masculino. "Dados mostram que o homem brasileiro vive, em média, oito anos a menos que as mulheres. Uma das explicações para esta expectativa de vida menor é a falta de cuidado com a saúde", ressalta. Para ele, cinco atitudes podem fazer diferença e mudar essa realidade: não fumar, não beber, fazer 30 minutos de exercícios pelo menos três vezes por semana, fazer uma consulta anual e uma bateria de exames.
 
O professor ressalta que as doenças são as principais causas de morte entre homens de 40 a 59 anos, porém 75% dos agravos são previsíveis. "Assim como as mulheres já aprenderam a importância do auto-exame, é necessário que os homens aprendam, desde pequenos, a se cuidar", enfatiza. O câncer de próstata recebeu atenção especial durante a abordagem dos alunos, justamente para diminuir o preconceito que existe em torno do principal exame, o toque retal.
 
Bate-papo com adolescentes alerta sobre doença

Durante a abordagem na Praça Porto Rocha, o grupo foi convidado para falar com os adolescentes do Colégio Sagrado Coração de Jesus, num bate-papo informal. Com este público, o enfoque foram as principais causas de morte entre os jovens brasileiros, decorrentes de acidentes de trânsito e violência. "Assim como a iniciação sexual ocorre cada vez mais cedo, o uso do álcool, cigarro e outras drogas inicia por volta dos 12 anos e há uma dependência muito maior entre os meninos", informa, acrescentando que o uso do álcool está intimamente ligado à violência.
Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias