Mostra fotográfica tem abertura oficial no aniversário de Cabo Frio

Exposição "Imagem da História" reúne fotos de Wolney Teixeira


Cabo Frio está celebrando esta semana seus 399 anos de fundação com uma programação repleta de atrações. Inserida nas festividades, foi aberta nesta quinta-feira (13), no Centro de Artes Visuais (CAV) a mostra fotográfica "Imagem da História – um registro da memória, valores e mudanças visuais". A exposição é organizada pela secretaria municipal de Cultura e reúne fotografias de Wolney Teixeira.
 
- Essa exposição é de extrema importância, serve como uma forma que encontramos para abrir novos horizontes, principalmente para que os jovens saibam da origem da cidade. Esses registros feitos pelo Wolney retratam a realidade vivida por Cabo Frio – declarou o prefeito Alair Corrêa.
 
As imagens foram registradas de 1930 a 1980 pelo artista, exibindo as transformações vividas por Cabo Frio e pela Região dos Lagos. Ele fotografou a beleza das praias, da vegetação, da restinga, das salinas, dunas, moinhos de vento e da vila colonial. Além das paisagens naturais, há registros dos moradores, das festas religiosas, reuniões sociais e políticas.
 
Segundo Ivan Cruz, administrador do CAV, as fotos pertencem ao patrimônio do município. No total, 52 fotografias estão expostas.
 
- Ele (Wolney) fez um registro visual de Cabo Frio, com o passar do tempo podemos perceber a evolução da cidade e resgatar a essência de como era antes – frisou Ivan.
 
A mostra fotográfica atraiu não apenas os moradores da região como também turistas. 
 
– É uma ótima iniciativa da prefeitura investir em um evento como esse, pois a única coisa que a gente deixa na vida é a história, é o que tem o verdadeiro  valor. Eu mesmo não sabia que a base da cidade era o sal e a pesca, estou deslumbrado com as fotos – falou o turista Sergio Saraiva.
 
A exposição estava lotada em sua estreia. Dentre as autoridades presentes, além do prefeito Alair Corrêa, estavam o secretário de Comunicação, Edinho Ferrô; e o secretário de Cultura, José Facury.
           
Serviço

Mostra Fotográfica "Imagem da História" - Fotógrafo Wolney Teixeira

Visitação Pública: de 14/11/2014 a 11/01/2015

De quarta a sexta-feira: de 16h às 20h

Sábados e domingos: de 17h às 22h
Categorias: Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias