Macaé recebe Festival Internacional de Cinema na próxima semana

A Mostra começa na próxima segunda (17). A entrada é gratuita


Cerca de 60 curtas-metragens regionais, nacionais e até internacionais participarão da 4ª edição do Festival Internacional de Cinema de Macaé, o Macaé Cine. O festival começa nesta segunda-feira (17) e vai até o sábado (22). Além da exibição de filmes, os amantes da sétima arte vão poder participar de palestras, workshops, debates e outras atividades gratuitas.


As mostras serão apresentadas no Teatro Municipal de Macaé, Rinha das Artes, além de exibições especiais em outros locais a ser definidos. Os curtas, dos mais variados gêneros, estão divididos em quatro categorias: Mostra Visões Macaenses e Lagos, com dez curtas regionais, Mostra Panorama Nacional (Competitiva e Seleção Especial), com 35 filmes; Mostra Internacional Sem Fronteiras, com 10 curtas de países como Alemanha, França, Iraque e Portugal e Mostra Animada, com filmes infantis.


Nos elencos dos filmes estão Thaila Ayala, Paulo Vilhena, Malvino Salvador, Eron Carneiro, Fabrício Boliveira, Tuca Andrada, Bárbara Borges, Anselmo Vasconcelos, Emiliano d`Ávila e outras figuras carimbadas da televisão e do cinema brasileiros. 


Este ano, o festival dedicará parte de sua programação ao debate da inclusão social, com a exibição do filme “Marcelo”, da diretora Jéssica Lopes, seguida de palestra com auxílio de intérprete de Libras. Não há recomendação de faixa etária para os curtas infantis. Para os demais, a classificação indicativa é 18 anos.


Entre os filmes escolhidos, o diretor geral do Macaé Cine, João Rocha, destaca na programação o polêmico “Flerte”, de Hsu Chien, e “Filho do Crime”, de Daniel Guivelder, ganhadores do Prêmio de Melhor Curta no Los Angeles Brazilian Film Festival; "O Filme de Carlinhos", a megaprodução "Tolerância Zero", “Cine Centímetro”, de Dannon Lacerda; e os estrangeiros “I am Sami”, dirigido por Kae Bahar, "Love at First Sight" (Amor à Primeira Vista) e "Acabo de Tener un Sueño", ganhador de mais de nove prêmios internacionais. Na mostra regional, concorrem filmes como “Sexo, Birita e Bolera”, do diretor Reynaldo Lisboa, e “Os Bamba”, de Rafael Costa e Juliette Lizeray.

“Desde a primeira edição, o Festival Internacional de Cinema de Macaé conseguiu crescer bastante e ganhar visibilidade. Para este ano, apostamos em filmes que já passaram por importantes festivais de cinema mundo afora, muitos deles premiados”, disse João Rocha, citando o idealizador do Macaé Cine, Thales de Moraes.


Premiação  


O festival oferecerá um prêmio em R$ 5.000 em locações de equipamentos e serviços no CiaRio para quem levar o troféu de melhor direção. Já os curtas-metragens vencedores das outras categorias, serão exibidos no Porta Curtas, o maior portal nacional de exibição de filmes na internet, além de serem enviados em 2015 para competir no Los Angeles Brazilian Film Festival. Prêmios eventuais em dinheiro poderão ser divulgados ao longo do festival.

Categorias: Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias