Flamengo espera sair de vez da 'confusão' para avaliar situação do elenco

Faltando seis rodadas para o término da competição, o Rubro-Negro é o décimo colocado com 43 pontos


Passada a goleada de 4 a 1 sofrida para o Atlético-MG, que tirou do Flamengo o direito de lutar pelo título da Copa do Brasil, o clube passa a pensar somente no Campeonato Brasileiro. Faltando seis rodadas para o término da competição, o Rubro-Negro é o décimo colocado com 43 pontos. Estando 11 pontos atrás do Fluminense, que hoje fecha a zona de classificação para a Copa Libertadores, a equipe já vê a briga por uma vaga no torneio continental é coisa do passado.

Resta, portanto, apenas afastar matematicamente o risco de rebaixamento. A distância para o Coritiba, melhor colocado na zona de queda, é de nove pontos, mas a comissão técnica flamenguista acredita que com mais uma vitória o time escapará de qualquer possibilidade de ter que disputar a Segundona em 2015. Sendo assim, tão logo três pontinhos sejam conquistados, a tendência é o técnico Vanderlei Luxemburgo observar alguns atletas que estão sendo pouco aproveitados.

Algumas situações parecem definidas e não dependem de observação. Casos, por exemplo, do goleiro Felipe e do zagueiro equatoriano Erazo, que não fazem parte dos planos. O atacante Arthur também deverá ser liberado em breve, pois nunca aproveitou as oportunidades dadas pela comissão técnica. Serão observados ao longo deste fim de ano peças como o zagueiro Frauches, o volante Recife e os atacante Igor Sartori e Negueba. Quem também deverá ganhar mais oportunidades, embora Vanderlei já conheça o estilo do jogador, é o atacante Elton, que pouco jogou mesmo quando Alecsandro se machucou.

O que se tornou uma situação de incógnita é o jovem meia Mattheus, filho do tetracampeão Bebeto. Mesmo sendo pouco usado, Vanderlei Luxemburgo o colocou em campo durante a goleada para o Atlético-MG. O resultado foi uma atuação muito ruim, com o jogador virando alvo da revolta dos torcedores que compareceram ao aeroporto para recepcionar a delegação na chegada ao Rio de Janeiro. É possível que Vanderlei dê ao apoiador a chance de se redimir as rodadas finais do Brasileirão, para que ele não fique totalmente "queimado" com a torcida.

Vanderlei Luxemburgo também vai aproveitar as semanas de treinos, em que estará em contato direto com a diretoria, para discutir a contratação de reforços. Os três nomes de nível de Seleção Brasileira que iria exigir em caso de vaga na Copa Libertadores deverão ficar apenas na vontade do treinador, que sabe que vai ter que trabalhar com um orçamento bem enxuto, já que a prioridade para 2015 continuará sendo sanear as despesas do clube e pagar dívidas. O treinador, porém, deverá ter carta branca para indicar e até negociar com alguns nomes de sua preferência. O treinador, porém, só pretende falar em futuro após o Flamengo sair definitivamente da "confusão".

"Temos seis jogos para conseguirmos uma vitória e escaparmos do risco de rebaixamento. Esse tem que ser o nosso foco neste momento. Depois vamos pensar no futuro", disse Vanderlei.

O primeiro jogo após a eliminação será já neste domingo, quando o Flamengo visita o Sport na Arena Pernambuco, em Recife (PE), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo, às 17h(de Brasília), pode livrar matematicamente o time do risco de rebaixamento. A viagem para a capital pernambucana acontecerá na manhã deste sábado. Além do Sport, o Flamengo ainda terá pela frente três jogos com mando de campo (Coritiba, Vitória e Criciúma) e mais dois na condição de visitante (Atlético-MG e Grêmio).

Fonte: ESPN
Categorias: Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias