A bolsa repleta de História!

Falando em tendencias de verão, hoje vou falar um pouco do que vai ser a febre dessa temporada. As bolsas Wayuu


As bolsas são originais da Colômbia, feitas por artesãos da região. Nas ruas de Cartagena é muito comum encontrar  artesãos confeccionando essas bolsas, a técnica é a mesma usada no crochê porem elas também usam os pés para segurar os fios. A confecção das bolsas é um trabalho preservado no país, algumas lojas de Cartagena possuem uma espécie de "museuzinho" explicando a origem das bolsas de acordo com as tribos. É uma técnica comum na região, feitas com agulhas de crochê e fios de crochê de algodão.

As bolsas feitas com fios mais grossos são as tingidas naturalmente, geralmente são as mais caras, chegam a custar na conversão em reais uns 250,00. As neon que fazem maior sucesso tem seus fios tingidos industrialmente.


Outra coisa super interessante é o significado dos desenhos, se você acha que é algo aleatório se enganou redondamente. As formas geométricas são utilizadas para representar elementos da natureza e cultura e a cultura geral de La Guajira. 


La Guajira é o local original de onde vem a tribo Wayuu, que dá nome as bolsas. Em Cartagena e Bogota, não só os turistas são viciados nas bolsas, mas os locais também usam demais, através das bolsas eles viram a possibilidade de levar um pouco de sua cultura ao mundo, e conseguiram com louvor.


Devido ao tempo de produção, que vai de 20 dias a 1 mês, o preço das bolsas não é tão barata assim, elas vão geralmente de 60,00 a 90,00 reais ( tingidas industrialmente), esse valor também agrega a técnica artesã.


A tribo indígena Wayuu se localiza no deserto de La Guajira entre a fronteira da Venezuela e Colômbia. Os Wayuu vivem em comunidades mínimas chamadas Rancherias, formadas por mais ou menos cinco casas cada. Vivem isoladas, e esse isolamento permitiu que a cultura fosse praticamente intocada pelo nosso mundo moderno. São divididas em famílias, as crianças Wayuu levam o nome da mãe e não do pai, pois as mulheres exercem a maior importância no grupo...olha ai o girl Power! 


A tecelagem é a tradição das mulheres, para elas tecer é sinônimo de sabedoria, inteligência e criatividade. A arte é passada de mãe para filha, como um tesouro, um legado! De acordo com a lenda, quem ensinou as mulheres Wayuu a tecer foi uma aranha.As cores e curvas são calculadas milimetricamente e postas de acordo com a historia a ser contada. Cada mulher faz uma bolsa por vez, não é uma produção em massa. Ai você se pergunta, a descoberta e frisson todo em cima dessas bolsas não vai prejudicar toda a cultura da tribo? E eu te respondo: Não!  Parte da venda dessas bolsas tem sido revertida para as tribos, isso ajuda a manter esse estilo de vida isolado.


Depois que eu soube de toda essa tradição deu muito mais vontade de ter varias bolsas dessas. Bora mulherada, bora que tudo que é feito á mão é muito mais bacana. Olha que tudo carregar uma bolsa repleta de histórias e com a cara do verão.
Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias