Dilma e Aécio vão disputar segundo turno

Com 93,56% dos votos apurados, a petista registrou 41,08% dos votos e o senador mineiro 34,20%


A eleição para presidente do Brasil em 2014 será decidida em segundo turno entre candidata a reeleição Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Com 93,56% dos votos apurados, a petista registrou 41,08% dos votos e o senador mineiro 34,20%. O resultado confirma as pesquisas realizadas na última semana.

A apuração parcial aponta Marina Silva (PSB) com 21,14% dos votos. Em seguida, vem Luciana Genro (PSOL) com 1,58%. Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV), Levi Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Mauri Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO), têm menos de 1%.

O candidato Aécio Neves já se mostrava confiante em passar para o segundo turno na manhã deste domingo. Em entrevista coletiva no Hotel Mercure, no Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul de BH, ele agradeceu aos brasileiros, que confiaram na capacidade transformadora das propostas de sua candidatura. Aécio lembrou a reviravolta com a morte de Eduardo Campos, em agosto, e disse respeitar a candidata Marina Silva, que era vice de Campos. Ele disse, ainda, que está satisfeito com sua campanha. “Não fiz qualquer tipo de concessão, respeitando a tradição de Minas Gerais, meu berço”.

Aécio votou no Colégio Estadual Central, no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, às 10h. Ele chegou à escola acompanhado da esposa, Letícia Webber, do candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, e do candidato a senador, Antonio Anastasia. Saudado com gritos de “Brasil pra frente, Aécio presidente”, o candidato foi bastante assediado pelos eleitores na porta do local de votação e parou para cumprimentar alguns deles pouco antes de entrar na seção eleitoral. O senador mineiro acompanhou a apuração de seu apartamento no Bairro Anchieta, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

A presidente e candidata à reeleição, acompanhou as apurações no Palácio da Alvorada com alguns coordenadores de campanha. Além do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, estiveram no Alvorada Franklin Martins, o chefe de gabinete da presidente, Giles Azevedo, que também é da coordenação de campanha, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann. O cabeleireiro da presidente, Celso Kamura, também já ficou na residência oficial.

Dilma votou por volta das 8h45 deste domingo, na Escola Estadual Santos Dumont, na Vila Assunção, Zona Sul de Porto Alegre (RS). Ela estava acompanhada do candidato à reeleição ao governo estadual Tarso Genro, que vota no mesmo local, e do candidato ao Senado, Olívio Dutra. Ela cumprimentou os mesários e fez o V da vitória. Mais cedo, Dilma tomou café da manhã com aliados políticos em um hotel no centro da capital gaúcha.
Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias