Esta semana a Ouvidoria da Secretaria Municipal de
Saúde completa seis meses de atendimento à população de Arraial do Cabo. Nesse
período o serviço atendeu 115 pessoas. Na maioria dos casos os atendimentos
foram feitos pessoalmente e a solicitações de informações é a principal demanda.
Em 89% das manifestações o setor responsável pelas respostas foi a própria
Ouvidoria.
Para o
Secretário Municipal de Saúde, Sppencer Cardoso, o serviço é importante porque
fortalece as relações entre a população e os gestores da saúde. A fim de
expandir este canal de manifestações do cidadão
cabista, será criada uma campanha publicitária informativa, que
amplie a divulgação dos serviços prestados pelo setor. “Através da Ouvidoria
recebemos denúncias, reclamações, críticas, sugestões, solicitações de
informações e elogios. A população precisa saber que o serviço existe e está à
sua disposição”, disse o secretário.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a Ouvidoria em saúde é um instrumento de gestão pública e do controle social para a defesa do direito à saúde e aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O principal objetivo é dar respostas ágeis às demandas dos usuários.
No
município de Arraial do Cabo a
Ouvidoria funciona na Secretaria de Saúde. O acesso pode ser através do telefone: 26227858, por e-mail: ouvidoria.sms@arraial.rj.gov.br ,
por carta ou pessoalmente. O endereço é Rua Joaquim Andrade de Macedo,
62, Centro da cidade e o atendimento funciona das 8h às 12 horas e das 14h às
17 horas, de segunda a sexta-feira. Em todos os casos é assegurado o anonimato do denunciante.