Cabo Frio faz mutirão para acabar com fila de espera na realização de ultrassonografia

Em cada sábado deste mês vão ser feitos 65 exames. Os pacientes estão sendo avisados pelo telefone


Com o objetivo de zerar a fila de espera para a realização de exames de ultrassonografia, Cabo Frio realiza todos os sábados um mutirão, em parceria com a Secretaria de Saúde. O projeto vai acontecer até o final do mês e visa acabar com a grande fila de espera que se formou, na qual um paciente levava cerca de dois messes para conseguir realizar os exames.


Segundo a diretora do Departamento de Exames de Alto Custo (DEAC), da Secretaria Municipal de Saúde, Elaine dos Santos, os pacientes estão sendo comunicados por telefone e a expectativa é de zerar a demanda até o final do mês. Além dos exames realizados normalmente durante a semana no PAM, no Hospital do Jardim Esperança, no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, e nas clínicas terceirizadas, a cada sábado 65 pacientes estão sendo chamados para realizar os exames de ultrassonografia de mama, abdómen (total, superior, inferior), tireóide, vias urinárias, próstata e transvaginal.


“A espera estava chegando há dois meses. Realizando esses exames aos sábados, vamos conseguir colocar a agenda em dia, para que os novos pedidos que chegarem aqui no DEAC também sejam atendidos com agilidade sendo agendados para o mesmo mês”, disse Elaine.


A aposentada Dirce Martins Leal, de 74 anos, foi Uma das 65 pessoas que compareceram ao mutirão que aconteceu nesse último fim de semana, no PAM de São Cristóvão, para realizar o exame de ultrassonografia. “Fiquei muito feliz quando me telefonaram durante a semana agendando o exame para este sábado. Com o resultado na mão, vou poder marcar com meu médico para mostrar o exame e seguir com meu tratamento”, disse a aposentada.

 

Segundo o diretor do PAM de São Cristóvão, Antônio Marcos Durães, a contratação de sete médicos para a realização de exames como Ecodoppler Venoso, Ecocardiograma, Mapa, Teste de Esforço e Ultrassonografia, é o que vem permitindo redução nas filas de espera. Os pacientes deixam os pedidos nos postos de saúde do município, ou no DEAC, para autorização, e no próprio departamento eles já são agendados, sem a necessidade do paciente ter que fazer a marcação.


“A contratação desses médicos está surtindo os resultados. Já não temos fila de espera para realização de exames como Mapa, Teste Ergométrico, Ecodoppler, Doppler de Carótida e PAAF. Agora vamos resolver o problema de Ultrassonografia, para que os novos pedidos sejam agendados para o próprio mês”, explicou Antônio Marcos Durães.

 

 

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias