Cabo Frio participa do Dia Mundial de Limpeza de Praia

Ação vai acontecer em várias praias da cidade. As inscrições para 600 voluntários já estão abertas


Para chamar a atenção sobre os problemas causados pelo micro-lixo jogado nas praias, Cabo Frio vai participar do Dia Mundial de Limpeza de Praia, que acontece em 20 de setembro. A ação organizada pela Secretaria de Meio Ambiente vai contar com ajuda de cerca de 600 voluntários e reforço de equipes e técnicos da Comsercaf. A limpeza vai ocorrer simultaneamente das 10h às 13 horas nas seguintes praias: Praia do Forte, Foguete, Vila Nova, Peró, Conchas, Ilha do Japonês, Brava, Siqueira, Tamoios e Palmeiras.


Para o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, biólogo Jailton Dias Nogueira, a ação deste ano também visa conscientização  da população. “Estamos municipalizando este evento com apoio da sociedade privada com o objetivo da conscientização ambiental ao problema do micro-lixo frente à saúde ambiental de todos nossos corpos hídricos, abrangendo praias, lagoas e nossa costa”, disse Jailton.

 

Os voluntários vão receber luvas e sacolas plásticas para fazerem a limpeza dos micro-lixos encontrados, que serão coletados, catalogados e colocados nos locais onde já existe a rota de recolhimento feito pela Comsercaf. As inscrições para voluntários do evento começam nesta segunda-feira (8) até o dia 18 deste mês, na secretaria do Meio Ambiente, localizada na Rua Itajurú nº 131, Centro.


Em 2013 Cabo Frio realizou o evento em parceria com o Instituto Ecológico Aqualung onde recolheram uma infinidade de micro-lixo como: canudo, tampa de garrafa pet, plásticos em geral, madeira, isopor, cotonete, linha, entulho, bituca de cigarro, papel de sorvete, aparelho de barbear, garrafa pet, lata, camisinha e vidro.


O Dia Mundial de Limpeza de Praia foi criado em 1972, por uma ONG chamada de Center For Marine Conservation (CMC), com objetivo de constatar a existência do problema gerado pelo lixo nos oceanos, e realizou seu primeiro dia de limpeza de praia em 1986. Em 1998 o evento teve participação de mais de 340.000 voluntários em mais de 75 países, sendo que no Brasil 1.446 pessoas participaram recolhendo 8.169 quilos  em 94,6 km de praias.

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias