São Pedro da Aldeia recebe tanque para reutilizar água da Prolagos

A água de reúso vai ser usada para limpeza dos parques e praças públicas da cidade


A concessionária de água e esgoto, Prolagos, doou nessa ultima terça-feira (2) um tanque de água de reúso com capacidade para armazenar cinco mil litros para a Secretaria de Ambiente, Lagoa e Pesca de São Pedro da Aldeia. A medida visa promover a conservação dos recursos hídricos, com objetivo de motivar a utilização inteligente e sustentável da água. A cerimônia de entrega aconteceu no Horto Escola Municipal localizado no bairro Balneário.

 

São Pedro da Aldeia informou que a água de reúso, proveniente das Estações de Tratamento da Concessionária, será utilizada para irrigar plantas do município, além de servir para a limpeza dos parques e praças públicas da cidade. Conforme a legislação ambiental, a água reutilizada não pode ser destinada para o consumo humano, mas pode ser perfeitamente utilizada na irrigação de jardins, em indústrias, na construção civil e outros fins secundários. 

 

O presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr., falou sobre os benefícios ambientais proporcionados por essa forma de conservação e ressaltou a importância de incentivos à promoção de práticas sustentáveis entre os cidadãos. “Essa medida motiva a consciência ambiental da população. Além de reduzir a captação de água no manancial, a reutilização da água reduz o volume do efluente (esgoto tratado) lançado no meio ambiente”, declarou Roma.

 

A medida permitirá que a Prolagos antecipe investimentos da ordem de R$ 10 milhões em obras no sistema exclusivo para coleta de esgoto na cidade. A cidade de São Pedro da Aldeia é pioneira na aprovação desta medida na Região dos Lagos. Esse é o segundo tanque de água de reúso doado pela concessionária a um município da Costa do Sol. Em junho deste ano, o município de Iguaba Grande recebeu um tanque e passou a utilizar a reutilizar a água para irrigar plantas do horto e das ruas, além de utilizar na limpeza da cidade.

 

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias