Petrobras e Prefeitura de Búzios realizam simulado de vazamento de óleo na orla buziana

Homens exercitaram ações de resposta para problemas ambientais, com acompanhamento do Ibama


A Petrobras, em parceria com a Prefeitura de Búzios, realizou na quinta-feira (21), um simulado de vazamento de óleo atingindo o litoral de Armação de Búzios. As atividades, acompanhadas pelo Ibama, foram realizadas na foz do Rio Una, na Praia Rasa, em Cabo Frio e no Mangue de Pedras, na Praia da Gorda, em Armação de Búzios.

A Prefeitura participou com uma embarcação, jet-ski, quadriciclo, e 45 funcionários que atuaram no exercício, entre eles o secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Geraldo Borges, e secretário de Meio Ambiente Fábio Dantas, agentes da Defesa Civil, guarda-vidas, guarda marítimos e ambientais.

Durante todo o dia, foram exercitadas ações de resposta para atividades no mar e em terra. No vazamento fictício, 240 metros cúbicos de óleo teriam sido lançados no mar durante operação de transferência entre a Unidade Marítima P-32 e o navio-tanque Gerusa. Nas praias, as equipes simularam a limpeza de seis metros cúbicos de óleo, usando equipamentos reais. Também foram realizadas ações em alto mar, com apoio de 30 embarcações e de uma aeronave, e o socorro a animais em risco.

O objetivo do treinamento foi avaliar a capacidade de resposta da companhia na proteção das áreas sensíveis e no atendimento a animais atingidos pelo óleo, testar a operacionalidade dos recursos disponíveis e medir o desempenho da força de trabalho diante de uma situação de emergência ambiental.

Para o secretário de Ordem Pública, os profissionais da cidade precisam estar preparados para casos de vazamento de óleo, uma vez que as plataformas estão localizadas há cerca de 100 km da península.

— Os Royalties não são uma gentileza que é paga para o município, é uma compensação pelo risco ambiental que a atividade de petróleo gera. A Prefeitura vai elaborar um Plano de Contingência de Vazamento de Óleo, pois temos que estar preparados para dar uma pronta resposta, até que a equipe da Petrobrás, que fica localizada na cidade de Macaé, chegue no município — disse o secretário de Ordem Pública e Defesa Civil Geraldo Borges.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias