Filhote de baleia Jubarte com uma tonelada corre risco de morrer em Búzios

Sem leite materno, filhote está sem se alimentar. Equipe monitora animal que está entre Manguinhos e Rasa


Um filhote de baleia da espécie Jubarte, com menos de um mês de vida, corre risco de morrer por falta do leite materno, em Armação dos Búzios. O animal que pesa uma tonelada e tem quatro metros de comprimento, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (21) entre as praias de Manguinhos e Rasa, pela equipe do Centro de Tratamento de Animais (CTA). Uma embarcação fez o primeiro monitoramento do filhote que apresentou um problema de saúde que ainda não foi identificado. De acordo com Bruno Berger, gerente de monitoramento de praias do CTA, o estado do filhote é considerado crítico, já que ele não pode se alimentar.

''Esse filhote tem menos de um mês de vida e nessa fase eles só se alimentam do leite materno. O animal deve ter se perdido da mãe e por isso veio parar aqui em Búzios. Apesar de estar sem alimentação ele nada normalmente'', disse.

Ainda segundo Bruno Brenger, o filhote já chegou a um quilômetro da faixa de areia e o esperado é que ele se aproxime ainda mais. No fim da tarde desta quinta-feira (21), o monitoramento por barco foi suspenso, após determinação do Ibama, que exigiu que nenhuma embarcação se aproxime do animal. Caso a ordem seja descumprida, o proprietário do barco pode ser autuado. A equipe do CTA vai continuar monitorando o animal em terra.

Fonte: G1 Região dos Lagos
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias