A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session21e7ee562df6fbd75d8382ba05f0f15c99ce17cb): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Atletas de todo país participam de Festival de Capoeira, em Araruama | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Atletas de todo país participam de Festival de Capoeira, em Araruama

Delegações do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso participam do 16º Festival Araruamense de Capoeira, que acontece em Agosto


No mês de agosto, nos dias 16 e 17, Araruama recebe o 16º Festival Araruamense de Capoeira. Realizado pelo Grupo Independente de Capoeira (GICAP) o evento terá competições e apresentações de vários aspectos da cultura afro brasileira como jongo, maculelê e samba de roda e contará com a presença de várias delegações do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso.


Nesta edição, o festival acontece em dois lugares distintos da cidade: na Praça Antônio Raposo, no Centro, e no Ginásio Poliesportivo do Complexo Educacional Darcy Ribeiro, na Praia do Hospício. Segundo o fundador do GICAP, Evander de Almeida (Mestre Cavalo), a data entrou no calendário oficial da cidade.

 

"Devido a realização deste evento durante 15 anos sempre na mesma data, foi oficializada a Lei 1367/06, que comemora o Dia Municipal da Arte e Cultura da Capoeira, sempre no 3º Domingo do mês agosto", disse.

 

Programação


A abertura do evento acontece no sábado (16), às 9h, no Ginásio Poliesportivo do Complexo Educacional Darcy Ribeiro, com apresentação da orquestra de berimbaus. Às 14h, iniciam as oficinas de capoeira. Em seguida, a partir das 17h, será realizado na Praça Antônio Raposo, os Campeonatos de Capoeira (Infantil e Adulto).

 

No domingo (7), às 9h, o festival continua com o Encontro Nacional de Capoeiristas, onde acontecem as entregas de graduações e formatura. Encerrando o evento, às 13h, acontece o almoço para mestres, professores e atletas. 

 

Capoeira no Brasil

 

A capoeira, considerada patrimônio histórico, é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil, principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

 

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.

Categorias: Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias