Cabo Frio se prepara para receber a 10ª edição do Festival Internacional de Dança

O evento acontece de 2 a 7 de setembro e é gratuito. As inscrições estão abertas


Promover, difundir e valorizar a cultura através da dança, transformando Cabo Frio em um grande centro cultural. Esta é o objetivo do X Festival Internacional de Dança, que acontece de 2 a 7 de setembro, no Complexo Esportivo Aracy Machado, no Portinho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento www.festivalcabofrio.festivalonline.com.br .


De acordo com a organizadora, a empresária Márcia Sampaio, o festival vai proporcionar apresentações de escolas, grupos e academias de dança de forma competitiva dentro de modalidades e categorias diversas como ballet clássico, dança contemporânea, danças populares, dança de salão, dança de rua, estilo livre e jazz


Também será realizada nesta edição do evento, cursos de diversos estilos de dança, premiações especiais a fim de estimular o conhecimento técnico dos participantes, entre outras ações. Para Márcia, o festival cria espaço para que sejam mostradas coreografias de artistas que necessitam de eventos deste porte para divulgar as suas ideias através da dança. 


"Vamos realizar o Projeto Escola e proporcionar aos alunos da rede pública de ensino oportunidade de apreciação de espetáculos quase sempre negados às classes populares. A entrada franca que possibilita o acesso das pessoas menos favorecidas financeiramente.Também vamos envolver as academias de dança da Cidade de Cabo Frio em apresentações nos palcos externos, difundindo ainda mais, a arte da dança", disse Márcia.


Capaz de provocar o aumento do fluxo de visitantes no período do evento, a Secretaria de Turismo do município estima que cerca de 12 mil pessoas devem passar pela cidade nos seis dias do Festival. Segundo a turismóloga da secretaria de Turismo, Luane Ferreira, o aumento do número de turistas é inquestionável.


"De acordo com o gráfico que elaboramos, destacamos o final de semana de cada mês do segundo semestre de 2013 que obteve maior ocupação hoteleira. Destes, o final de semana que aconteceu o Festival de Dança, ficou com 87% de ocupação, ficando atrás somente do final de semana em que foi comemorado o aniversário da cidade em novembro (99%) e do final de semana do Reveillon em dezembro (100%)", disse Luana.


Outra característica importante para o incremento do número de reservas é que a inscrição no evento só pode ser realizada pelo representante da academia de dança dos bailarinos interessados e os mesmos também fazem as reservas das hospedagens dos seus bailarinos. Ou seja, as reservas são feitas para grupos, facilitando o serviço dos hotéis. Os diretores das academias, professores e pais dos bailarinos acompanham também as caravanas.

Categorias: Diversão

Fotos da notícia




Outras notícias