EXCLUSIVO: Juíza afasta Andinho e Reginaldo da Prefeitura de Arraial do Cabo e os torna inelegíveis

Prefeito diz que está tranquilo e que vai recorrer da sentença no cargo


Acaba de sair a decisão da juíza eleitoral Juliana Gonçalves Figueira Pontes, que afasta o prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho (PMDB), e do vice Reginaldo Mendes Leite (PT) da Prefeitura. Na sentença, a magistrada determina que os dois deixem os cargos ainda nesta terça-feira (8). Além disso, os torna inelegíveis por oito anos, a contar de 2012, quando foram reeleitos para a prefeitura.

Procurado pela reportagem do RC24h, o prefeito Andinho, disse que ainda não tinha sido notificado sobre o assunto, mas que pretende recorrer da decisão sem sair do cargo.

"Desconheço qualquer situação, pois ainda não fui notificado e estou sabendo por meio do RC24h. Vou acionar os advogados para entender a questão.  Mas acredito que, se a decisão for real, poderei recorrer no cargo", disse Andinho.

Distribuição de carnês de IPTU em período eleitoral

Os autores do processo que acabou na cassação de Andinho e Reginaldo foram a Coligação Arraial para Todos, de Henrique Sérgio Melman e Cláudia Figueira de Souza Pinheiro. Segundo o advogado responsável pela ação, Davi Augusto de Figueiredo, o motivo do afastamento do prefeito e vice, foi a distribuição de carnês de IPTU no período eleitoral.

"Os réus distribuíram carnês de IPTU para cidadãos que vivem em Monte Alto e Figueira, em área de posse, que é considerada de proteção ambiental. Uma concedido, pela prefeitura, o carnê de IPTU, o poder público avança no processo de legalização da área em favor dos ocupantes. Foram mais de cinco mil carnês distribuídos em período eleitoral", explicou o advogado. 

Já Andinho disse que sabia da existência de dois processos, que estavam sendo julgados pela juíza Juliana Gonçalves Figueira Pontes. 

"Tenho conhecimento de duas ações, uma sobre lançamento de terrenos em Monte Alto e Figueira, que nós estamos tranquilos com relação a legalidade da questão. A outra é sobre gastos com publicidade", contou o prefeito cabista completando tranquilamente.

"A população pode ficar tranquila que vamos recorrer.  Entendemos que decisão da justiça se cumpre e vamos cumprir qualquer que seja, mas entendemos que estamos sendo injustiçados e vamos provar isso recorrendo e buscando todos os meios que me cabem, para provar que este entendimento da juíza não condiz com a realidade", finalizou Andinho.

No afastamento de Andinho, quem assume é Piolho

Caso os advogados de Andinho e Reginaldo não consigam reverter a situação, quem vai assumir a Prefeitura Cabista é o presidente da Câmara, Walter Félix Cardoso Júnior, o Piolho (PSD). Aliás, em março do ano passado, ele foi afastado da presidência do Legislativo por improbidade administrativa, após uma liminar obtida pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio, em Ação Civil Pública. Ele foi acusado de falsificar documentos em benefício do ex-vereador Almir dos Santos Teixeira, também denunciado pelo Ministério Público na época.

Piolho retornou ao cargo no fim de fevereiro deste ano, por decisão do juiz Benedito Gonçalves, publicada no Diário Oficial da Justiça.
Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias