SEPRED realiza evento no dia Nacional de Combate às Drogas, nesta quinta (26)

O seminário acontece a partir das 9h, no Teatro Municipal da cidade. Toda população pode participar e a entrada é gratuita.


Nesta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas de Cabo Frio realiza um evento em comemoração ao Dia Nacional de Combate às Drogas, a partir das 9h, no Teatro Municipal da cidade. No ano passado, a secretaria, recém criada pelo prefeito Alair Corrêa, levou centenas de pessoas ao Teatro Municipal para participar das atividades, obter informações sobre o assunto, conhecer formas de tratamento e prevenção. Segundo a secretária de Prevenção ao Uso de Drogas, Cris Mansur, este ano, o evento tem o mesmo objetivo, mas os participantes já vão poder conhecer as ações realizadas pela secretaria, que está em funcionamento há um ano.


Além de palestras sobre o uso de drogas, quem for ao teatro, vai poder conhecer o tratamento com dependentes químicos que vem sendo realizado no município com um índice de recuperação superior ao obtido em dezenas de clínicas particulares do país. Segundo Cris Mansur a taxa de recuperação no município tem sido de 50%, enquanto que a média no país gira entre 20 e 30% dos dependentes.


"No ano passado fiz questão de trazer nomes conhecidos do público nacional, como Afro Reggae e Carlinhos Pró-Menor, entre outros, para falar sobre o assunto porque a secretaria era nova e estávamos em início de funcionamento. Este ano já podemos apresentar ao público o trabalho que vem sendo realizado de tratamento, prevenção e apoio às famílias para a recuperação e reinserção social dos dependentes", disse Cris Mansur.


A dependência química é uma doença crônica e reincidente, caracterizada pelo consumo compulsivo de drogas. Por isso, é indispensável a ajuda de um profissional competente. Por mais que as drogas sejam atraentes e prazerosas no início, a realidade do vício é bem diferente. O viciado passa por uma experiência terrível de angústia, insegurança e medo.

                

"A família sofre tanto quanto o dependente. Muitas delas são destruídas durante esse processo. O vício pode ser tratado, mas o sucesso desse tratamento depende de uma variedade de fatores. É na família, portanto, que deve começar a luta contra o narcotráfico", conclui a secretária.

Categorias: Cidades

Fotos da notícia




Outras notícias