Primeira revista de surf é lançada na Região dos Lagos

Com distribuição gratuita, a Board pretende difundir o surf e os atletas praticantes, atraindo novos adeptos


Três amigos, a paixão pelo surf e fotos incríveis. Assim nasceu a revista “Board, o Lado B do Surf”. A primeira revista na Região dos Lagos especializada em surf e esportes relacionados, como o skate, carrega nas páginas o conceito do nome: revelar o lado alternativo do esporte e valorizar atletas muitas vezes esquecidos pela grande mídia.

 

Quando se fala de “lado b” logo se remete ao não comercial, ao lado oposto. E é exatamente este o aspecto retratado nas matérias e imagens escolhidas por Igor Neves, Pedro Labre e Ian Medeiros, idealizadores da Revista Board. Os amigos e surfistas criaram o projeto editorial pensando naqueles atletas que, mesmo com um grande sonho e dedicação, não conseguem um espaço na mídia especializada. Segundo eles, a maioria dos atletas na revista não é profissional.

 

“Desde o começo, o objetivo foi expandir o esporte e motivar novos atletas que não teriam um espaço em grandes revistas, com grandes patrocinadores. Queremos mostrar que aqui no Brasil, e principalmente na Região dos Lagos, temos atletas muito bons. Às vezes ficamos muito focados em atletas estrangeiros. Também queremos mostrar que nossas condições climáticas são muito favoráveis, porque as pessoas veem as fotos e falam: ‘caramba. Tem onda desse tamanho aqui?’. Não é preciso ir para tão longe para ter ondas boas. Temos, por exemplo, Saquarema, o ‘maracanã do Surf’”, explicou Igor, que também é  o responsável pelas fotos das edições.  

 

Além do Surf, a revista está abrindo espaços para o Kite, Body Board, Skate, Wind e todos os esportes derivados do surf. Segundo Pedro, hoje há uma separação entre esses atletas e a prática desses esportes, mas nos anos 90 não era assim. Na primeira edição teve uma coluna com o skate como tema, mas na segunda, que saí em julho, o espaço será maior.

 

“Nos Estados Unidos, antigamente, as revistas de surf retratavam todos esses esportes. Não tinha essa divisão. Queremos reunir essa galera toda outra vez. Principalmente porque estamos vivendo, atualmente, um resgate do surf clássico, com manobras e estilo muito parecidos com os utilizados no skate”, disse Pedro.

 

“Estamos fazendo uma revista regional, mas com a qualidade de revistas mundiais”, afirmou Igor. E os meninos não deixam nada a desejar. Com imagens belíssimas e reforçando o objetivo de expandir o surf e divulgar a região, a revista bimestral tem alcançado altos patamares, com exemplares até na Alemanha.

 

“É difícil calcular a dimensão de acesso da revista impressa. Não temos como saber, ao certo, aonde ela chegou. Temos distribuição em toda a Região e no Rio de Janeiro em pontos específicos, como a Universidade PUC. Mas, temos a versão online, porque hoje tudo está na internet. E hoje o Estados Unidos ocupa o segundo lugar no ranking de visualização do site. Estamos indo longe, aonde nem esperávamos”, disse Pedro.

 

A primeira edição traz na capa o cabofriense Vitor Ribas, campeão mundial tem a melhor classificação de um brasileiro no ranking do WCT. Em 1999, Vitor fechou o ano em terceiro lugar. Em entrevista o surfista lembrou os 24 anos de carreira profissional, os períodos de competição e contou sobre novos projetos.

 

Curta-metragem

 

Além da revista, os três amigos mantém um canal no Vimeo homônimo da revista, onde postam teaser da revista e curtas produzidos pelos mesmos. O último e mais recente vídeos, é o “Mar y Arena - Victor Ribas - Lobitos 2013”, de três minutos. O curta foi produzido com imagens cedidas por Vitor Ribas de uma viagem, realizado no ano passado, para o Peru.

 

Este é o primeiro material visual lançado na internet do Vitor Ribas. Antes, o atleta tinha apenas registros de entrevistas e reportagens.


Pontos de distribuição


Cabo Frio

A Tal da Esfiha, Centro

Hortifruti Amarelinho, Centro

Loja Fly, Praia do Forte

Loja 900°, Praça Porto Rocha

Rodrigo Fontes Corretor Imobiliário, Guarani

 

Búzios

Loja 900°, Rua Passeio Palmeiras

 

Arraial do Cabo

Secretaria de Turismo de Arraial do Cabo

Ocean Sub, Praia dos Anjos

 

Araruama

Espaço Ayum, Parque Hotel

Loja 900°, Lagoa Shopping

NB Arte, Praça da Bandeira

Categorias: Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias