ELEIÇÕES 2014: Pré-candidato a deputado federal, Walmir Porto quer avançar no trabalho social

Empresário cabofriense espera atuar em áreas como Educação, Saúde e Social


O RC24H está entrando no ritmo das eleições deste ano. Para iniciar os trabalhos, o portal vai entrevistar os pré-candidatos da Região dos Lagos que já preparam as campanhas rumo ao Congresso Nacional, Câmara de Deputados, Assembleia Legislativa e governos Estadual e Federal. Com isso, os internautas e eleitores poderão conhecer um pouco mais de cada um, assim como os projetos que pretendem levar adiante. 

O primeiro entrevistado é o cabo-friense Walmir Porto. Ele é pré-candidato a deputado federal pelo Partido da República (PR). Empresário atuante, ele espera na carreira política poder trabalhar mais pelo social, ouvindo as necessidades dos municípios e da população. Conheça um pouco mais deste candidato na entrevista do RC24H

RC24H: Conte-nos um pouco da sua história.

Walmir Porto - Sou um empresário cabo-friense, nascido em 9 de dezembro de 1968. Filho de Waltemir Pereira Porto e Lêda Leal Cardoso Porto, é o quinto de um total de seis filhos, sendo três homens e três mulheres: Márcia Helena, Marcilene, Waltemir Filho, Marciléia, Walmir e Wagner. Nasceu em casa, de parteira, no bairro do Porto do Carro. Casado há 26 anos com Príscila Vânia Porto, é pai de Walmir Eduardo Porto e Rafaella Porto. Filho de uma tradicional família de Cabo Frio, os avós paternos de era proprietários das terras de salinas do Porto do Carro, e apesar da excelente condição de vida, sempre ensinaram aos filhos e netos que a humildade é uma das maiores virtudes que as pessoas podem ter. Esse exemplo é algo muito presente na vida de Walmir Porto desde muito pequeno, quando recolhia animais na rua e levava pra casa, para cuidar. Walmir também enchia a casa de gente: eram pessoas que ele via nas ruas e levava pra dentro de casa para dar de comer. Esse lado humano Walmir Porto carrega com ele até os dias de hoje, sendo padrinho de várias ações sociais, entre elas o Projeto Visão, do Lions Clube, além de vários outros na área do esporte. Walmir Porto também foi um dos responsáveis pelo pontapé inicial na criação da ONG Amigas da Mama, não apenas cedendo a loja que foi a primeira cede do projeto (em 2005), mas também dando o apoio necessário para a criação do estatuto da ONG. No esporte Walmir também atua, há anos, patrocinando projetos em várias partes do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de resgatar a cidadania de jovens em situação de risco social. Presidente da Associação Comercial de Cabo Frio desde abril de 2013, Walmir também levou o conceito do social para a entidade, apoiando campanhas como Outubro Rosa (câncer de mama), Novembro Azul (câncer de próstata) e a mais recente, contra o câncer de pele, que deram início ao projeto "Acia Solidária".

RC24H - Por que quer ser deputado federal?

Walmir Porto - Para conseguir fazer aquilo que, como empresário, já não consigo mais, que é ajudar a melhorar a vida de mais pessoas através da educação, por exemplo. É uma coisa que carrego comigo desde criança, talvez inspirado pela história da minha avó, Helena, que sempre fez questão de ajudar aos mais necessitados. Quando criança segui esse exemplo de forma natural, e quando me tornei empresário decidi que iria investir em ações sociais, e assim tenho feito desde que abri minha primeira empresa, aos 14 anos. Não estou falando só de assistencialismo. Estou falando, também, de formar cidadãos melhores, com oportunidades de estudo e de trabalho. Não consigo aceitar que a educação seja tratada como forma secundária porque, na verdade, ela é a base de todas as outras coisas. Sem educação nada acontece. Por isso sou a favor, por exemplo, da escola de tempo integral, um projeto fantástico criado pelo Brizola, mas que, infelizmente, não teve continuidade.

RC24H - Por que o povo deveria escolher você em detrimento dos outros candidatos para a vaga na Câmara Federal?

Walmir Porto - Nunca fui político, mas há alguns anos comecei a ter mais interesse no assunto e a participar, mais ativamente, do processo político não só da minha cidade como de outras cidades do Estado onde também possuo negócios. Por conta dessa participação mais efetiva comecei a enxergar algumas situações que me incomodaram muito como o fato de alguns deputados destinando emendas a municípios sem saber se aquela é mesmo a necessidade da cidade. Há poucos dias estive com um amigo, prefeito na região serrana, e ele me contou que um deputado destinou emenda para compra de estetoscópios que ele não precisava porque já tinha aos montes. E como a verba não pode ser utilizada em outra coisa, ele acabou perdendo a emenda. Então, o que a gente percebe, é que tem muito político mais preocupado em aparecer do que em, de fato, ajudar. Se esse deputado tivesse visitado a cidade, conversado com o prefeito, conversado com a população, saberia quais são as verdadeiras necessidades da localidade e teria feito uma emenda proveitosa. Infelizmente não existe, nos políticos profissionais, a vontade de ouvir a população, de querer que o cidadão participe da vida pública. Precisamos combater essa velha política. Precisamos de alguém que realmente traga benefícios reais à população, gerando mais educação, mais saúde, mais qualidade de vida.

RC24H - Se eleito, quais os projetos que você pretende levar à frente, que beneficiariam a Região dos Lagos?

Walmir Porto - Como eu disse, o que me fez querer entrar para a política foi a vontade de fazer mais, de atuar em setores onde, como empresário, sou limitado, como a educação, por exemplo. Mas não sou eu quem tem que dizer o que é melhor para a região. O deputado, assim como qualquer outro político, deve ser o representante da vontade popular, e como tal estou buscando ouvir as necessidades de cada cidade que visito, tanto na Região dos Lagos quanto em outras áreas do Estado. Como eleitor, é isso o que eu espero de um político: que ele represente a vontade popular. E agora, na política, é isso que eu pretendo fazer.

RC24H - Em quais frentes você destinará o mandato de deputado federal?

Walmir Porto - Em várias. Nosso estado é muito grande, e cada região tem sua particularidade, e acho que essa particularidade deve ser levada em consideração na elaboração de qualquer projeto. Em Cabo Frio, por exemplo, a violência é algo que, nos últimos anos, tem mudado muito a rotina tanto dos moradores quanto das empresas, e isso vai muito além da política de segurança pública: passa, principalmente, pela educação e pela oportunidade de empregos, e se reflete no lado social quando a pessoa, por vários motivos, acaba se envolvendo com as drogas. Enquanto a violência for tratada apenas como questão de segurança pública, infelizmente continuaremos assistindo seu crescimento no interior do Estado, como acontece desde a implantação das UPPs no Rio. A ideia das Unidades Pacificadoras é boa, mas a execução é completamente questionável na medida em que a polícia invade as comunidades mas não prende ninguém, e o Estado, por sua vez, não oferece melhores condições de educação, saúde e oportunidade de profissionalização aos jovens em situação de risco social. Aí acontece o que a gente vê: o marginal migrando para outras regiões do Estado, como a Região dos Lagos, por exemplo, e seduzindo jovens que poderiam estar produzindo de forma positiva. Mas essa é uma particularidade de Cabo Frio e de algumas cidades do Estado. Em Sumidouro, na região serrana, por exemplo, o problema é a falta de infraestrutura. A cidade é pacata, mas as ruas não têm saneamento nem asfalto. Então eu não posso, jamais, tratar o Estado como um todo e anunciar uma frente única para todas as regiões. Se eu fizer isso caio no erro que eu citei antes, dos políticos que fazem indicações desnecessárias só para dizer que fizeram alguma coisa. Eu não sou assim. Para cada área do Estado estamos elaborando um projeto, portanto, vamos atuar em várias frentes, mas sempre respeitando a particularidade de cada lugar.

RC24H - Como caminha a coligação do seu partido? Quais as alianças e com quem você vai caminhar durante a campanha, para presidente, governador e deputado estadual?

Walmir Porto - Hoje sou o presidente do PR em Cabo Frio, mas tenho uma ligação muito boa com o deputado federal Anthony Garotinho, que é o presidente estadual do partido, e é nosso pré-candidato ao governo do Estado. Quanto as coligações para presidente é algo que vem sendo conversado pelas executivas estadual e nacional. Vou caminhar com quem o partido indicar. Para a Alerj estamos definindo, ainda, mas até o dia 28 deste mês, quando acontece a convenção do PR, teremos tudo isso definido.

RC24H - Como vai ser sua campanha política? Quando começará efetivamente?

Walmir Porto - Vai ser uma campanha nova, diferente de tudo aquilo que como eleitor, eu também rejeito. E as pessoas que se aproximam de mim estão notando isso. Não estou preocupado em fazer ataques, em perder tempo falando dos outros. Acho que o eleitor já está cansado desse tipo política onde sobram acusações e faltam ideias. Acho que o voto deve ser conquistado com propostas, com a confiança, e é isso que eu pretendo fazer assim que o calendário eleitoral permitir.
Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias