Cai o secretário de Educação de Búzios, Cláudio Roberto Mendonça

Desgaste com Sindicato Estadual de Profissionais da Educação (Sepe) teria motivado mudança


Uma reviravolta na política buziana. O secretário de Educação, Cláudio Roberto Mendonça Schiphorst, acaba de ser exonerado cargo. O desgaste com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação da Região dos Lagos (Sepe-Lagos) seria o principal motivo do afastamento. 

Enquanto o prefeito André Granado decide quem vai assumir definitivamente a pasta, a secretaria está sob responsabilidade da subsecretária de Educação, Deisemar Gonçalves, que já ocupa a função desde as férias de Cláudio Mendonça.  

Como os assuntos políticos em Búzios correm junto com o vento, pelos corredores da península, circulava a informação sobre a possibilidade do vereador Messias Carvalho (PDT) assumir a pasta. O que foi desmentido pelo mesmo em postagem no Facebook. No perfil dele, Messias declarou que não recebeu tal convite e nem tem a pretensão de se tornar secretário de Educação.

Aliás, o secretário (a) que assumir a pasta terá como missão o acordo com o Sepe Lagos.  

Relembre

Tudo começou no dia 25 de fevereiro, quando o Sepe Lagos realizou protesto em frente à prefeitura. Ocasião em que foi entregue ao vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz, uma pauta de reivindicações. Foi então marcada reunião para o dia 13 de março. Mas o prefeito André Granado remarcou o encontro para esta quinta-feira (27). Remarcação que não foi aceita pelo Sepe Lagos, que em assembleia com a categoria, resolveu pela realização da greve de advertência de 24 horas, deflagrada na terça-feira, 25 de março.

Em abril, o Sepe decidiu na manhã desta quinta-feira (24) por uma paralisação de 24h. Os professores vão se reunir na praça da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, à Avenida Jose Bento Ribeiro Dantas, altura de Manguinhos, às 15h e sairão em passeata até a sede do governo municipal, no Centro.

Veja a pauta completa de reivindicação do Sepe:

1- Chamada de concurso em todas as vagas reais;
2- Revisão da matriz curricular, pelo fim de 01 tempo de aula para qualquer disciplina e atendimento a isonomia da carga horária da reserva de 1/3 para professores Ed. Infantil/1º Segmento e 2º Segmento/Ensino médio;
3- Não ao sucateamento das escolas;
4- Rediscussão da Lei de estágio probatório: 
5- Retorno à autonomia das escolas em atendimento a LDB e o princípio da gestão democrática;
6- Fim da falta de condições materiais para o trabalho docente e administrativo nas escolas;
7- Inclusão digital nas escolas; 
8- Garantia de direitos nas aposentadorias;
9- Quinquênios automáticos; 
10- Representação e garantia de participação do SEPE em todos os debates relativos à educação e aos conselhos da educação;
11- Estrutura das creches (quantidade de alunos, a presença de um técnico de enfermagem)
12- Isonomia salarial para todos que têm a mesma formação inicial (inspetores de aluno, porteiro, etc..);
13- Isonomia salarial entre contratados e concursados;
14- Concurso público para ASG (não à terceirização), auxiliares de classe;
15- Fim do impedimento aos concursados de fazerem aulas extras;
16- Auxílio alimentação para os servidores de 30h e oficialização da carga horária de 30h, hoje oficiosa.
17-  Regras definidas para organização do horário. Que tenhamos uma data para que todos os concursados escolham o horário e as turmas, respeitando a ordem de chegada na escola de atuação e, havendo um empate, a ordem de chegada no município. Fim das perseguições e privilégios.
Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias