Mais de 200kg de latinha são retirados por mergulhador no Canal do Itajuru, em Cabo Frio

Limpeza de lixo submerso é realizada pela Frente Parlamentar Ambientalista


Em nove horas, cerca de uma tonelada de lixo foi retirado do Canal Itajurú em Cabo Frio. Somente na manhã desta sexta-feira (30), mais de 200kg de latas de alumínios foram retirados do fundo do Canal do Itajuru, em Cabo Frio. A limpeza de lixo submerso está sendo realizada por um barco, que conta com um mergulhador profissional, que retira os detritos jogados no canal.

Enquanto o barco Aquamen seguia pelo canal, conduzido pelo mestre Cafu, o mergulhador Lec, trazia para a superfície milhares de pneus, embalagens de conservas e alimentos e até a imagem de uma santa de quase um metro de altura, ainda sem identificação, devido a grande quantidade de algas e resíduos presos em sua superfície. 

Ao analisar o lixo, técnicos que acompanharam a ação deduziram que as muitas latas de ervilhas e molho de tomate encontradas provavelmente resultam do lixo das barraquinhas que comercializam o tradicional cachorro-quente, na Feira de Artesanato que funciona às margens do Canal. A análise identificou também que os diversos pacotes de açúcar e café foram descartados por navios que ali ancoram, vindos do Espírito Santo, e das cidades fluminenses como Macaé e Campos. 

Quem passava pelo local recebia um material chamando a atenção para a importância em não se jogar lixo no Canal. Os cabofrienses elogiaram a ação."Paulo César é uma pessoa antenada com Cabo Frio e toda região, nasceu e vive aqui, ele conhece bem os problemas, se preocupa com a questão ambiental e é o único deputado que realmente trabalha para toda a região dos Lagos", disse o professor e ambientalista Clébio Gonçalves, que participou da ação ajudando na distribuição do material educativo. 

De acordo com o ambientalista e fotógrafo Antônio Angelo, que ajudou Dr. Paulo César a colocar a limpeza do Canal Itajurú em prática e atua em parceria com o Parlamentar em outras propostas, o objetivo é fazer da ação um trabalho permanente e mergulhar literalmente, fundo, no problema.
 
"Nosso objetivo é fazer trabalho de educação mesmo, de conscientização, com pescadores, barqueiros, vendedores e população, não adianta a gente vir aqui e retirar o lixo, se as pessoas não entenderem a importância", explica Angelo. 

O Canal Itajurú e toda a biodiversidade que envolvem a região, como o Parque Boca da Barra representam o "xodó" do cabofriense. "Trata-se de um corredor ecológico que liga laguna e mar com riqueza de biodiversidade mundiais, proteger o Itajuru é preservar o nosso maior patrimônio ecológico", ensina o cabofriense, político e professor de história, Deputado Federal, Dr. Paulo César, que inspirado pela imagem da Santa encontrada no fundo do Itajurú, já planeja uma exposição com os objetos mais inusitados e que ainda podem ser encontrados.

A limpeza acontece toda semana e é uma realização do deputado federal Paulo César, da Frente Parlamentar Ambientalista. Os mais distintos tipos de material são encontrados no mar, de materiais recicláveis até imagens de santo.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias