Pedido de instauração de CPI para cassação de Miguel Jeovani deve passar pela Câmara nesta quinta

Na última terça-feira, vereadores se esquivaram e encerraram a sessão três minutos após a abertura da mesma


A sessão da Câmara Municipal de Araruama promete ser bastante agitada nesta quinta-feira (29), por conta do pedido de instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para a cassação do mandato do prefeito afastado Miguel Jeovani (PR), por improbidade administrativa, por causa do processo pelo qual ele responde, por suspeita de fraude em licitação para aquisição de merenda escolar. O pedido foi protocolado pelo advogado Paulo de Tarso Pinheiro Fonseca. E hoje, muitos cidadãos estão se mobilizando pelas redes sociais, para acompanhar a sessão, a fim de pressionar os vereadores a apreciarem o pedido.

Na sessão de terça-feira (27), o documento foi protocolado dentro do prazo regimental. Mas, curiosamente, a sessão foi iniciada pelo presidente da Casa, vereador Walmir de Oliveira Belchior (PR), às 18h15m, e encerrada pelo mesmo três minutos depois. Além do presidente da Câmara, estavam presentes em plenário, a vereadora Rosana Gardeazabal (PROS) e os vereadores Zezinho (PSD), Zé Antonio (PP) e Julio Cesar (PSC).

Para o advogado que apresentou o pedido, o encerramento da sessão com tanta rapidez, foi a forma encontrada pelos vereadores de impedir a apreciação do documento. "Para que o pedido fosse lido, seria necessário quórum, ou seja a presença de, no mínimo, seis vereadores dos 17 da Casa. No momento em que a sessão foi aberta, tinha cinco. Mas o presidente já sabia que Marcelo Amaral (PT) já estava na casa e entraria em plenário a qualquer momento, completando o número de vereadores necessário. Foi então que ele encerrou tudo rapidamente", contou o advogado.

Segundo Paulo de Tarso, a iniciativa de entrar com solicitação tão polêmica partiu por própria. "Qualquer cidadão pode entrar com pedido de instauração de CPI. A lei permite isso. Em Araruama, estamos vivendo momento caótico. Temos um prefeito que está afastado desde o início do ano, demandado em juízo por supostas fraudes em licitações para aquisição de merenda escolar. Não só o prefeito, como várias pessoas do primeiro escalão do governo dele, estão afastadas e com bens pessoais bloqueados. Como cidadão não posso assistir mais a este show de horrores. Não tenho vinculo político com nenhum dos lados. Votei em Miguel Jeovani, acreditando que ele faria um governo digno, com transparência. Mas não foi o que aconteceu. Meus filhos estudam em escolas públicas e não posso admitir isso. O caso foi levado aos tribunais e me vi compelido a adentrar com essa denúncia, pois não posso ver os vereadores alheios a tudo isso. Eles têm que tomar uma atitude", disse o advogado Paulo de Tarso. 

Mobilização nas redes sociais

Nos grupos do Facebook a mobilização é grande. "Convocamos a todos aqueles que tiverem disponibilidade de tempo, à comparecerem para acompanhar este processo e também observar a freqüência daqueles que lá estão à nosso serviço", diz o chamado postado nas redes sociais. A sessão será realizada às 18h, desta quinta-feira (29).
Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias