Cabo Frio sedia II Congresso de Dança de Salão e Campeonato de Zouk

Além de uma competição, evento privilegia também aspectos turísticos da cidade, com passeio de barco incluído na programação oficial


Cabo Frio sedia, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, a segunda edição do Congresso de Dança de Salão e Zouk, realizado pelo Núcleo de Dança Allan Lobato.  Serão três dias de programação.


O evento acontece no Espaço Mav, na Rua Amapá, número 4, no bairro Palmeiras.  Todas as atividades de dança acontecem no local, inclusive as 30 aulas, os 3 bailes e a Mostra de Dança.


A programação inclui, ainda, um passeio de barco e um evento paralelo, chamado de Dança na Praia do Forte, além de uma roda afro-popular de Jongo, Samba de Coco e Ciranda Praieira, a cargo do Grupo Girot, de Cabo Frio: “nós incluímos o passeio de barco e as atividades na praia, porque é importante que os participantes de outras cidades conheçam as belezas da nossa Cabo Frio.  A intenção é que voltem, depois, como turistas e que o evento entre definitivamente no calendário nacional de dança”, afirmou o organizador do evento, Allan Lobato.


Campeonato de Zouk


Além do caráter de aperfeiçoamento da dança, uma competição de Zouk será o grande atrativo do evento.  O ritmo zouk é um estilo de música caribenha, que está presente em vários ritmos brasileiros e sempre teve grande influência na região norte do Brasil, especialmente no Maranhão.


O estilo tem forte presença em países que passaram pela colonização francesa como a Martinica e Guadalupe, ele é cantado, normalmente, em creòle, uma mistura da língua francesa com línguas africanas. Estudos acreditam que a sua base rítmica pode ser oriunda da cultura árabe. Esta mesma base é encontrada em vários países como Espanha e Portugal, no mundo árabe, no continente africano e em praticamente toda a América.


A fase eliminatória da competição terá apresentações de Zouk lento e do “lambadão”, e acontece no dia 30, quando apenas 12 casais passarão para a fase seguinte, após a avaliação de oito jurados. Nas demais fases, os casais poderão fazer apresentações livres.


Estão confirmados na competições casais do Centro de Dança Alex de Carvalho, Núcleo de Dança Renata Peçanha Full, Escola Entre Passos, Academia de dança de Salão Planet Dance, Centro de Dança Lidio Freitas Full (Jaime Arôxa Tijuca, e até um casal que participa de forma independente, formado por Hugo Laffit e Julia Sarraf.


Maiores informações em  www.nucleoallanlobato.k6.com.br ou pelo telefone (22)2644-3233 ou 99948-5180.

Categorias: Diversão

Fotos da notícia




Outras notícias