Cenário perfeito no segundo dia do Quiksilver Saquarema Prime

Brasileiros são maioria com doze surfistas entre os 28 competidores de dez países que se classificaram na quarta-feira de Sol e ótimas ondas na Praia de Itaúna para o segundo dia da etapa apresentada pela Powerade em Saquarema



Um novo campeão do Quiksilver Saquarema Prime será conhecido esse ano na etapa apresentada pela Powerade, pois o único que ainda poderia conquistar um segundo título era Willian Cardoso, que foi barrado no primeiro confronto da quarta-feira na Praia de Itaúna. Apesar da derrota do catarinense, os brasileiros fizeram bonito e são maioria com doze surfistas entre os 28 competidores de dez países que se classificaram no segundo dia da etapa mais importante do ano no ASP Qualifying Series. O cenário ficou perfeito para um campeonato, com ótimas ondas de 3-4 pés, Sol e um bom público na praia para assistir mais dezessete baterias das 8h00 as 17h00 na "Cidade do Surf" da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Ficaram restando apenas duas para fechar a segunda fase e três brasileiros vão abrir a quinta-feira contra o australiano Perth Standlick, o local de Saquarema, Raoni Monteiro, o também carioca Lucas Silveira da equipe Quiksilver e o baiano Marco Fernandez. Na última, o havaiano Sebastian Zietz que arrancou a maior nota do Quiksilver Saquarema Prime esse ano, 9,77, enfrenta o igualmente top do WCT, Aritz Aranburu, da Espanha, o norte-americano Tanner Gudauskas e o brasileiro Hizunomê Bettero, que também surfou uma das melhores ondas da manhã na Praia de Itaúna, nota 9,03.

"Estou bem tranquilo e competir em casa é bom demais, tenho tudo a meu favor", disse Raoni Monteiro, que estreou com vitória na quinta bateria do dia, ainda pela primeira fase da competição. "Itaúna sempre dá altas ondas, minhas pranchas estão boas e eu só quero ir passando baterias como nos outros campeonatos que eu disputei aqui em Saquarema. A previsão é de que o mar vai subir e pode até aumentar o vento, mas vai continuar dando altas ondas durante a semana toda. O swell está de sul-sudeste que dá mais direita aqui em Itaúna e fica bom porque entram umas esquerdas boas também, ou seja, têm altas ondas para os dois lados. Foi um dia perfeito".

Raoni é um dos quatro brasileiros que estão nas duas últimas baterias da segunda fase que ficaram para abrir a quinta-feira na Praia de Itaúna. Mas, oito já avançaram para a rodada dos 24 melhores, com duas chances de classificação para as oitavas de final do Quiksilver Saquarema Prime. As baterias mudam para três competidores e os vencedores passam direto, mas os perdedores têm uma segunda chance na repescagem, quando os duelos passam a ser homem a homem, sistema de disputa que prossegue até a grande final.

O primeiro a garantir seu nome foi o paulista Alex Ribeiro, que aumentou o recorde de pontos da primeira fase para 17,37 pontos. Esta marca ainda foi batida duas vezes, pelo norte-americano Patrick Gudauskas que fez 17,50 na terceira bateria desta segunda fase e pelo neozelandês Billy Stairmand, que atingiu 17,63 pontos no confronto que fechou a quarta-feira de ótimas ondas na Praia de Itaúna. Já quem chegou mais perto da nota 9,77 do havaiano Sebastian Zietz foi o paulista Filipe Toledo, que recebeu 9,57 numa onda finalizada com um aéreo sensacional.

"Eu fiquei vendo as baterias antes da minha e notei que a galera estava indo mais para as esquerdas, mas tinham altas direitas entrando também, então já entrei focado nelas", disse Filipe Toledo. "Eu fui o último a entrar no mar e já dei a volta em toda a galera pra poder pegar a prioridade (de escolha da onda) no pico das direitas. Já comecei bem a bateria com um 9,57 que finalizei com um aéreo muito bom, depois peguei uma esquerda boa que fiz um 7,33 e estou bastante confiante para a próxima fase porque esse lugar é demais, dá altas ondas sempre".

DOBRADINHAS BRASILEIRAS - Depois da vitória de Filipe Toledo sobre o sul-africano Beyrick De Vries, o costa-ricense Carlos Muñoz e o também paulista Caio Ibelli, mais dois brasileiros se classificaram em uma bateria 100% verde-amarelo na segunda fase. Os quatro surfaram bem, mas o potiguar Jadson André e o catarinense Tomas Hermes levaram a melhor sobre o capixaba Krystian Kymerson e o paranaense Peterson Crisanto, que acabou saindo do grupo dos dez surfistas que o ASP Qualifying Series indica para completar os top-34 do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour.

"Ontem (terça-feira) eu tive uma bateria muito difícil que passei somando 8,60 pontos. Depois assisti a bateria do Peterson (Crisanto), do Krystian (Kymerson) e do Tomas (Hermes), todos fizeram mais de treze pontos, então eu sabia que teria que começar bem a bateria", falou Jadson André. "Só que eles também começaram muito forte, o Tomas com nota 6,60, o Peterson com 7,5 e o Krystian também com nota boa, então a prioridade (de escolher a próxima onda) ficou pra mim e eu tinha que escolher bem pra ficar no mesmo nível deles. Graças a Deus achei aquela esquerda pra começar com 8,33 que foi decisiva para vencer a bateria".

Outra dobradinha brasileira foi consumada pelo líder do ranking do ASP Qualifying Series, Adriano de Souza, com o cearense Heitor Alves, que despacharam o peruano Gabriel Villaran e o australiano Davey Cathels. Não entraram muitas ondas na bateria e Mineirinho usou toda a sua experiência para manter a tranquilidade e foi preciso, surfando praticamente as duas ondas que são computadas no resultado. A primeira foi uma esquerda que valeu nota 7,33 e a outra foi uma direita da série que ele detonou com várias manobras executadas com pressão e velocidade para tirar 9,10 dos juízes e vencer por 16,60 pontos.

"Não deu muita onda na bateria e isso acabou dificultando bastante a gente, mas fiquei esperando pelas minhas ondas e trabalhei um pouco no erro da galera", contou Adriano de Souza. "Eles pegaram as primeiras ondas e eu esperei por uma com qualidade porque fiquei com a prioridade. Aí consegui começar com uma onda boa e depois achar aquela salvadora no final pra vencer".

NOVA REGRA DE PRIORIDADE - Mineirinho também comentou sobre o novo sistema de prioridade de escolha da onda em baterias com quatro competidores, que está sendo implantado pela ASP no Quiksilver Saquarema Prime. "Achei legal porque lhe dá uma certa liberdade pra sentar e escolher a onda que você quer, sem ficar muito ligado no seu oponente e sim no seu próprio surfe, no seu talento. Acho que foi uma decisão muito boa. Sei que é muita prioridade, fica uma confusão danada lá dentro, mas acho que é uma coisa que vai ajudar muito o esporte".

Os dois últimos brasileiros que também já passaram para a rodada das duas chances de classificação para as oitavas de final foram os paulistas Tomas Hermes e Wiggolly Dantas, que venceu um dos resultados mais apertados do dia, com décimos de diferença separando os três primeiros colodados. Já Jessé Mendes derrubou um top do WCT, o português Tiago Pires, para passar atrás de outro, o australiano Dion Atkinson.

DOMINIO AUSTRALIANO AMEAÇADO - A Austrália dominou o pódio nas três edições anteriores do ASP Prime de Saquarema, mas neste ano apenas três ainda têm chances de repetir as vitórias de Kai Otton em 2011, Matt Wilkinson em 2012 e Mitch Coleborn no ano passado. Além de Dion Atkinson, só o vice-líder do ASP Qualifying Series, Matt Banting, já passou para a terceira rodada do Quiksilver Saquarema Prime. Ainda tem Perth Standlick na segunda fase e vai encarar três brasileiros no primeiro confronto da quinta-feira na Praia de Itaúna. 

Dion Atkinson também comentou sobre a nova regra de prioridade em baterias de quatro surfistas. "É o primeiro evento que disputo com essa prioridade em baterias de quatro e é diferente, porque a gente tem que deixar passar algumas ondas", analisou o australiano. "Mas estou amarradão por ter conseguido ir trocando as notas a cada onda. Como sou novato no WCT, estou correndo os dois circuitos para tentar me manter no Tour, especialmente as etapas Prime como esta. Eu adoro esse lugar e a cada ano fico mais impressionado com a qualidade das ondas aqui em Itaúna".

NOVIDADES NO G-10 - Dion Atkinson é um dos três surfistas que entraram no G-10 do ASP Qualifying Series com os resultados do Quiksilver Saquarema Prime na quarta-feira. Os outros que passaram a figurar na lista dos dez que sobem para a elite do WCT foram o brasileiro Alex Ribeiro e o francês Jeremy Flores. Eles tiraram da zona de classificação o australiano Brent Dorrington, que não veio ao Brasil para defender sua vaga, e os brasileiros David do Carmo e Peterson Crisanto, que já foram eliminados da competição.

DEZ PAÍSES NA BRIGA - O francês Jeremy Flores ajudou a dizimar os australianos, derrotando três deles no penúltimo confronto do dia, o vice-líder do ranking QS, Matt Banting, que passou em segundo, Stu Kennedy e Jay Thompson. Na relação dos 28 surfistas que continuam na briga pelo título do Quiksilver Saquarema Prime, além dos doze brasileiros, dos três australianos e do francês Jeremy Flores, estão três norte-americanos, dois havaianos, dois espanhóis, dois representantes da Nova Zelândia, um sul-africano, um português e o único atleta da ilha Guadalupe.

O Powerade apresenta Quiksilver Saquarema Prime é uma realização da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) com patrocínio da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Saquarema, Powerade, Quiksilver, Peugeot e Barra GR Higiene e Limpeza, além do apoio da CCR Via Lagos, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS). O evento é homologado pela ASP South America como primeira etapa do ASP World Prime 2014 com premiação de 250 mil dólares valendo 6.500 pontos no ranking do ASP Qualifying Series e será transmitido ao vivo pelo www.aspworldtour.com 

Categorias: Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias